Menu

15 anos sem Ronnie James Dio: De simples trompetista a voz do Heavy Metal

Wiki Metal 7 horas atrás


Ronnie James Dio em 1972

Ronnie James Dio morreu há 15 anos, em 16 de maio de 2010, menos de seis meses após anunciar que lutava contra um câncer de estômago. Ele tinha 67 anos de idade.

Um simples trompetista que acabou se tornando uma lenda do heavy metal, Ronnie James Padavona nasceu em Portsmouth, New Hampshire, em 1942. Ainda menino, começou a tocar trompete e gostava de ouvir óperas, ansioso por mais, explorou a música o máximo que pôde.

Embora nunca tenha recebido nenhum treinamento vocal formal, formou uma banda de rockabilly no ensino médio. Não demorou muito para que ele percebesse à sua verdadeira vocação. Virou vocalista da banda Ronnie Dio & The Prophets, após Ronnie ter adotado um nome artístico apropriado do mafioso Johnny Dio.

A oportunidade de ouro de Ronnie James Dio

Em meados da década de 1970, Dio estava com outra banda, o Elf. A banda foi contratada para uma turnê com o Deep Purple. Mais tarde, Ritchie Blackmore ficou imediatamente impressionado com o talento de Dio, então, uma coisa levou à outra, e os dois músicos formaram uma parceria, começando um projeto que o tornaria famoso: Rainbow. Esta era a oportunidade de ouro de Ronnie, e o que se seguiu foi um dos trabalhos clássicos de todos os tempos do rock, consolidando a nova banda.

No entanto, Dio finalmente saiu do Rainbow em 1979 para seguir um caminho diferente e cravar ainda mais seu nome no cenário do heavy metal. Naquele mesmo ano, conheceu o guitarrista Tonny Iommi, cuja banda estava sem um vocalista – e os detalhes dessa história dispensa explicações. Assim, Ronnie James Dio se tornou o novo vocalista do Black Sabbath, o maior desafio de sua carreira.

Dio era um americano se juntando a uma banda essencialmente britânica, logo enfrentou a hostilidade da mídia e dos fãs. Mas a estreia de Dio logo silenciou os críticos, com o disco Heaven And Hell, de 1980. A permanência de Dio no Black Sabbath foi muito breve, saindo em 1981 devido a conflitos internos mas deixando outros discos que merecem atenção: Mob Rules (1981) e ao vivo Live Evil (1982) – Dio também participou de Dehumanizer (1992), marcando um retorno ao Black Sabbath que não durou muito mas rendeu um dos álbuns mais pesados da banda, tanto liricamente quanto musicalmente.

A voz do Heavy Metal

Após a saída do Black Sabbath, Dio seguiu um caminho de total originalidade, formando a banda homônima Dio, cujo primeiro álbum arrasou o Black Sabbath e finalmente, consagrou Ronnie James Dio como a voz do Heavy Metal. Holy Diver, lançado em junho de 1983, é considerado ate hoje uma das grandes estreias do heavy metal.

Agora como líder indiscutível de seu próprio grupo, Dio lançou verdadeiros hinos que definiram o gênero heavy metal como “Holy Diver”, “Rainbow In The Dark” e “Don’t Talk To Strangers”. Com sua banda homônima, lançou dez álbuns de estúdio, com um elenco rotativo de membros no decorrer dos anos.

A última aposta de Dio aconteceu em 2007, quando se reuniu com os colegas do Black Sabbath, Tony Iommi, o baterista Vinnie Appice e o baixista Geezer Butler, formando o projeto Heaven And Hell. A banda lançou um único álbum The Devil You Know, em 2009, – mesmo ano em que Dio recebeu o diagnostico de câncer de estômago. A última gravação de Ronnie lançada em vida.
A morte de Ronnie James Dio teve um impacto profundo no cenário da música. Dio inspirou milhares de pessoas, em seus 50 anos de carreira, conseguiu se tornar o maior vocalista de heavy metal de todos os tempos.

LEIA TAMBÉM: 10 anos sem Ronnie James Dio: podcast faz homenagem ao músico – ouça aqui



Via: WikiMetal

Comentar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *