Há 50 anos, em 26 de abril de 1975, nascia Joey Jordison. Ícone do metal, foi baterista e um dos membros fundadores do Slipknot – ao lado de Paul Gray e Shawn “Clown” -, e um dos principais compositores. Foi demitido da banda em 2013 e, após revelar em 2016 que convivia com a doença neurológica mielite transversa aguda.
Uma homenagem ao legado de Joey Jordison
Joey morreu de causas não reveladas em 2021, aos 46 anos, deixando um legado na música com seus vários projetos. No aniversário de 50 anos, a família do falecido baterista lançou uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos e lançar Open Your Omen, o álbum de estreia de sua banda VIMIC, gravado em 2016.
Segundo relatos da família na página da campanha, “Joey não fez nada pequeno”. A família descreveu: “Queremos lançar este álbum do jeito que ele gostaria; com os designs com os quais ele se envolveu tão ativamente na criação do CD, LP duplo, produtos e com o apoio dos fãs para causar o maior impacto possível no lançamento”. A previsão do lançamento é em setembro de 2025.
O espólio do baterista pretende arrecadar o dinheiro necessário para fabricar, distribuir e divulgar o álbum em versão física (CD e LP duplo) e realizar uma noite inesquecível com os membros remanescentes do VIMIC com participação de artistas e amigos em um evento em homenagem ao legado de Joey. A campanha pode ser acessada neste link
VIMIC e o álbum de estreia Open Your Omen
Vimic foi formado em 2013, derivado da banda Scar the Martyr, logo após a saída de Joey do Slipknot. A formação inicial contava com Joey Jordison na beteria, a banda contava com Kalen Chase no vocal, Jed Simon e Kris Norris nas guitarras, Kyle Konkiel no baixo e Matthew Tarach nos teclados. Em 2017, Norris foi substituído por Steve Marshall.
Entre 2016 e 2017, a banda lançou quatro singles do álbum:“Simple Skeletons”, “She Sees Everything”, “My Fate” e “Fail Me (My Temple)”, este último com participação de Dave Mustaine, do Megadeth.
Mustaine elogiou o projeto e convidou para abrir os shows do Megadeth na turnê sul-americana em 2017, onde dois dos poucos shows realizados pelo Vimic aconteceram no Brasil.
Open Your Omen era projeto íntimo para Joey Jordison, conforme contou à Revolver em 2017 [transcrição via Blabbermouth): “Começamos este disco quando eu estava me recuperando de uma mielite transversa aguda. Foi literalmente o que me salvou e me ajudou a voltar a ser mais saudável do que nunca. Esses caras e este álbum me incentivaram não só a reaprender a andar, mas também a tocar bateria novamente. Open Your Omen é o renascimento do resto da minha vida“.
LEIA TAMBÉM: Esboço do logotipo original do Slipknot criado por Joey Jordison é revelado
Via: Wiki Metal