Eterno fã e admirador do Metallica, o baixista Jason Newsted sempre fala sobre os antigos companheiros com muito respeito. Ele integrou a banda de 1986 a 2001 e, apesar das desavenças (especialmente criativas) já superadas, ele sinaliza que o grupo é uma referência quando se fala em apresentações ao vivo.
Em entrevista ao NewsChannel 9, Jason comentou sobre a diferença da produção dos shows nos anos 1990 para as grandes apresentações atuais, falando especificamente sobre quando tocou com o Metallica em Syracuse, Nova Iorque, em 1996.
A banda voltou à cidade americana recentemente – não se apresentava lá desde então. “Já faz um tempo que o Metallica não toca em Syracuse. Eu estava com eles lá, acho que foi em 96, foi a última vez”, disse ele [transcrição via Blabbermouth].
Foram duas noites em Syracuse, nos dias 18 e 19 de abril, shows que fazem parte da atual turnê do 72 Seasons e que levam uma mini convenção para algumas cidades. A #M72 Takecover contou com apresentação do documentário Metallica Saved my life, exposição de objetos de terror do guitarrista Kirk Hammett , ações de voluntariado e venda de produtos personalizados como do artista Squindo, um dos mais longevos desenhistas das artes dos cartazes de shows e camisetas do Metallica.
Foi por conta de uma superprodução como essa, além dos próprios shows, que Jason falou sobre a referência: “Eles estão juntos há 44 anos. Já fizeram milhares de shows. Acho que provavelmente a atração ao vivo número um dos Estados Unidos atualmente é o Metallica. Eles dão o seu melhor em todas as apresentações, e eu sei que a produção desta vez é a mais fantástica até agora. Então, sim, preparem seus sapatos de dança”.
Educação musical para crianças e shows beneficentes de Jason Newsted
Além dos holofotes e das turnês gigantescas, a trajetória de Newsted pós-Metallica tomou um rumo mais tranquilo e pessoal. Ele, que além de baixista é também vocalista e artista plástico, também colabora com o Music Will, um programa de educação musical para crianças em escolas públicas dos Estados Unidos. “Fomos responsáveis por colocar milhares de instrumentos nas mãos de crianças”, disse ele. “E esse foi o meu começo, e desde então, tenho dedicado minhas energias a conquistar as crianças — acho que tentando conscientizá-las sobre a arte, a música e colocar instrumentos e pincéis em suas mãos.”, acrescentou.
Sobre os shows beneficentes, o evento intitulado Jason Newsted & Friends será realizado nos dias 18 e 19 de julho no auditório do Everson Museum of Art de Syracuse. E promete promover ações de voluntariado e doação através das artes. No repertório estarão músicas de artistas como Johnny Cash e Neil Young, entre outros.
Para Jason, apresentações em prol de ações de caridade são uma constante na carreira: “Tenho feito shows beneficentes há cerca de 20 anos. Escolho seis ou oito por ano, e eles geralmente são afiliados a programas para jovens, arte e música”.
LEIA TAMBÉM: Jason Newsted fala sobre relação “abusiva” com Metallica em entrevista rara de 1986
Via: Wiki Metal