Crimes como roubos de propriedade intelectual não são raros no mundo da música – e nem no jornalismo musical, diga-se de passagem. Sempre tem um filho da boa mãe disposto a pegar aquilo que não lhe pertence e vender como seu.
No universo da guitarra, o caso mais recente é do italiano Giacomo Turra, que roubava solos de outros músicos menos famosos e os ostentava como suas obras criativas. No entanto, o larápio foi desmascarado, mas o estrago na cena musical já foi feito.
Em recente bate-papo com o apresentador Beto Gutierre, do canal Wow Bass, o baixista do Angra, Felipe Andreoli, compartilhou as suas considerações sobre o caso. Ele afirmou que o que Giacomo fez foi indefensável.
“O indefensável do que Giacomo Turra fez foi roubar os solos de outros músicos com muito menos seguidores. Anos atrás, ele pegava um improviso de caras como Alex Hutchings, Jack Gardiner e caras menos conhecidos. Ele aprendia nota por nota e apresentava aquele solo como se fosse dele e não dando crédito para o criador daquele improviso, pro artista original”.
Felipe continuou: “Isso é indefensável porque é roubo! Ele está roubando a propriedade intelectual, especialmente porque ele vendia as “tabs” [tablaturas] com as transcrições dos solos dos caras como se fosse dele.
Além do lucro social, pois ganhou patrocínio e modelo assinado, ele lucrou vendendo as tabs dos caras. E parece que ele ainda está ganhando dinheiro, porque as tabs estão nos livros em que ele vende”.
Ele acrescentou: “Outro ponto é que ele não toca daquele jeito. Os vídeos dele são dublados. O que eu não sabia era que ele diminuía a metade da velocidade para gravar tudo perfeito e depois aumentar e parecer que estava debulhando na guitarra”.
“É uma desonestidade tão grande! Ele é um guitarrista medíocre que pousa de gênio, tocando improvisos lindíssimos, super complicados e técnicos”, finalizou Andreoli.
Confira a fala completa de Felipe Andreoli no player abaixo:
Para saber mais sobre o canal Wow Bass, basta acessar este endereço para ficar por dentro do mundo do baixo.
Via: Rockbizz
