Jimi Hendrix e Eric Clapton são dois dos deuses da guitarra! Técnica muito acima da médica, musicalidade vibrando em cada nota e frase e bom gosto melódico são algumas das armas secretas dos dois músicos. Mas, mesmo com toda essa fluidez musical e influência na cena rock n’ roll, eles também tinham o seu ídolo no instrumento.
A lenda do blues e R&B Muddy Waters era a principal influência para os dois mestres das seis cordas. Eric já afirmou que tudo o que criou em sua carreira teve a essência de Waters. Ele, inclusive, admitiu que Muddy foi a maior base para sua vida artística.
Hendrix seguiu o mesmo caminho do colega. Certa vez, Jimi declarou: “O primeiro guitarrista que conheci foi Muddy Waters. Ouvi um de seus discos antigos quando era pequeno, e fiquei morrendo de medo porque ouvi todos aqueles sons. Nossa, o que é isso? Foi incrível”.
Muddy Waters começou a tocar aos dezessete anos e logo causou impacto pelo domínio e criatividade na guitarra. A personalidade musical de Waters era ampla, ele caminhava com facilidade pelo blues, jazz e R&B, mas com uma voz própria.
Com mais de dez álbuns de estúdio, Muddy foi base para grupos como The Rolling Stones, Cream, Fleetwood Mac e muitos outros.
O guitarrista faleceu dormindo no dia 30 de abril de 1983, aos 70 anos. Ele sofria de problemas cardíacos e lutava contra um câncer.
Via: Rockbizz
