Algumas pessoas/políticos são cem por cento de aproveitamento zero, e é nesse recorte que se encontra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo. Recentemente, Zema tomou um enquadro do filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, por usar Que País É Esse (Legião Urbana) sem permissão.
A canção estava embalando o evento oficial de lançamento de candidatura de Romeu Zema à presidência, o qual aconteceu no último sábado, dia 16 de agosto. Giuliano enviou uma notificação extrajudicial ao Novo porque entende que teve violação de direitos autorais, visto que não liberou o utilização do som em tal evento.
“Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais. “Ultimamente, a música tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita”, falou Manfredini em entrevista à Folha.
O filho do saudoso roqueiro brasileiro continuou: “Nós temos o mesmo posicionamento que o meu pai tinha, principalmente com relação ao uso político por parte da extrema direita, porque é uma música contra a extrema direita, contra a ditadura”.
“Não faz sentido aprovar o uso por parte dessa extrema direita, especificamente, que não condiz com os valores da obra dele”, concluiu Giuliano.
Que País É Esse, que é um hino do rock nacional, é a faixa-título do terceiro álbum da Legião Urbana, cujo lançamento foi em novembro de 1987. A letra do som é uma crítica contundente à sociedade capitalista e seus desdobramentos no cotidiano do povo.
A faixa saiu como o primeiro single do álbum e o ajudou a conquistar o disco de diamante, ou seja, bateu a marcam de um milhão de cópias vendidas no Brasil.
Curta clipe oficial de Que País É Esse no player abaixo:
Via: Rockbizz
