A banda francesa Skáld, com instrumentos tradicionais e temas centrados na cultura escandinava e na mitologia nórdica, desembarcará pela primeira vez no Brasil no dia 12 de setembro para um único show no país, que acontece em São Paulo, no Carioca Club.
A abertura do evento ficará com o conjunto nacional Yön, que toca folk nórdicos, e é composta apenas por mulheres.
Skáld começou em 2018 pelo produtor e compositor Christophe Voisin-Boisvinet. O nome da banda remete aos antigos skalds, poetas nórdicos que cantavam epopeias na Era Viking.
O grupo toca instrumentos tradicionais como tambores xamânicos, lyre, talharpa, citole, jouhikko, nyckelharpa e hurdy-gurdy. As letras são majoritariamente em nórdico antigo e outros idiomas escandinavos.
Vikings Chant, de 2019, é o álbum de estreia, que conquistou grande audiência, ultrapassando 100 milhões de streams, 45 milhões de visualizações no YouTube e mais de 80.000 cópias vendidas.
Em 2020 foi lançamento o segundo álbum, Vikings Memories, que explora o elemento da água em suas paisagens sonoras. O terceiro é Huldufólk, de 2023, cujo foco são nas figuras do folclore escandinavo como elfos, trolls e dragões.
Yön
Se trata de um grupo formado por seis mulheres que se encontraram na paixão pela música folk escandinava. A escolha do nome, do finlandês “da noite”, resgata a tradição dos encontros de mulheres no medievo, considerados atos subversivos pela sociedade patriarcal.
Elas utilizam textos históricos, como as Eddas Poéticas, para compor músicas próprias, mergulhando na mitologia e literatura viking. A experiência sonora é imersiva, transportando o público para um universo de lendas, sagas e melodias que ecoam a essência da cultura nórdica.
SERVIÇO
Skáld em São Paulo
Data: 12 de setembro
Horário: 19:30 (abertura da casa)
Local: Carioca Club (rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros, São Paulo/SP)
Ingresso: www.clubedoingresso.com.
Via: Rockbizz
