Depois do sucesso oitentista ao lado de Ozzy Osbourne e do trabalho com o Badlands, o guitar hero Jake. E. Lee ficou meio fora do radar dos fãs de música e guitarra virtuosa. Nos anos 90 e 2000, o músico resolveu levar uma vida mais pacata, fora dos holofotes e cuidando de sua saúde.
Conversando com o jornalista Phil Welle, da revista Guitar World, Jake E. Lee contou que mudou sua forma de tocar guitarra por causa de artrite no pulso direito. A doença o perturba há muitos anos.
Vale explicar que artrite é a degradação da cartilagem protetora que amortece as extremidades dos nossos ossos. Problemas como inflamação, dor e rigidez nas articulações são alguns dos efeitos colaterais comuns para quem sofre da doença.
“A cartilagem praticamente desapareceu”, explicou Lee. “Não consigo sentir! É osso com osso. Tive que ajustar meu estilo de tocar para usar principalmente o cotovelo da mão direita, tentando usar o máximo de movimento possível do cotovelo, enquanto reduzia o movimento do pulso ao mínimo”.
“A única cirurgia disponível era a fusão dos ossos. Meu pulso ficaria praticamente travado. Eu não queria isso”, ressaltou.
“Normalmente uso uma palheta pesada, mas, por conta do problema, optei por uma mais leve”, observou o guitarrista.
“Isso me forçou a ter um toque mais leve com a mão direita, o que tem sido bastante interessante. Minha mão esquerda é um pouco fraca, então ultimamente tenho tocado com cordas de calibre sete para me forçar a ter um toque mais leve”, acrescentou.
“De certa forma, é como reaprender a tocar guitarra, mesmo sabendo tocar. Estou me divertindo muito. Mentalmente – e em teoria – sei exatamente o que fazer, mas preciso treinar minhas mãos esquerda e direita para me adaptarem”, concluiu Jake.
Via: RockBizz
