No dia 07 de dezembro de 2024, em São Paulo, o baterista Nicko McBrain, 73 anos, fez o seu derradeiro espetáculo com o Iron Maiden. Os motivos para tal decisão tão extrema se deu por conta de problemas de saúde que o artista enfrentou nos últimos anos como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e câncer na laringe.
A Donzela de Ferro está seguindo carreira com os trabalhos de Simon Dawson, que é um amigo pessoal e de trabalho de Steve Harris. O músico britânico tocou no projeto British Lion. A estreia ao vivo de Simon com a banda foi em maio, com o pontapé inicial da Run For Your Lives Tour.
Trocando uma ideia com Chris Jericho, do podcast Talk Is Jericho, Bruce Dickinson analisou os estilos de tocar e comportamental dos dois baterista. Ele comentou Nicko McBrain era como um show de fogos de artifício humano; Simon Dawson é analítico e reflexivo.
“Tocar com Simon é diferente, porque ele não é Nick. Ele não é uma cópia de Nick. Sua ênfase na forma como toca bateria, no som da bateria, é diferente. Ele é um outro tipo diferente de baterista. Mas ele faz tudo o que um baterista deve fazer, que é manter o ritmo”.
O cantor acrescentou: “Nick era como um show de fogos de artifício humano todas as noites em termos de bateria, personalidade e tudo mais. Simon não é assim, ele é discreto. Ele não é exatamente o oposto do Nick, mas é diferente. Ele é mais reflexivo. É muito analítico.
Ele aquece por duas horas, fica refinando e ajustando as coisas. Então ele é um baterista diferente, mas as músicas são as mesmas. E ele está feliz. Todos na banda estão perfeitamente felizes. Mas eles não são os mesmos. Você não pode substituir o Nick por um clone”.
Assista o bate-papo na íntegra no tocador a seguir:
Nicko McBrain não está tão distante da música, pois se apresenta regularmente com Titanium Tart, que é uma espécie de banda cover do Iron Maiden. Ele também estreou recentemente o programa Metal Sticks, via Modern Drummer, para falar sobre o universo da bateria.
Via: RockBizz
