Em recente evento com 150 fãs e jornalistas no Rock & Roll Hall Of Fame’s Foster Theater em Cleveland, EUA, Geddy Lee (vocal, baixo e teclado) e Alex Lifeson (guitarra) falaram sobre a decisão de reativar o Rush, depois de onze anos fora dos palcos.
A dupla canadense se juntará à baterista alemã Anika Nilles (ex-Jeff Beck) para sua nova turnê, que levará o nome de Fifty Something.
“Quando terminamos a turnê R40 em 2015, foi difícil para Neil. Ele já estava cansado. Acho que Ged e eu ainda tínhamos gás no tanque e queríamos continuar trabalhando”, começou Lifeson. “Mas as coisas eram como eram. Achei tudo bem pois tivemos 40 anos e estava cansado de ficar em um hotel, longe da família e todas essas coisas”.
Alex continuou: “Eu me senti assim durante a maior parte dos últimos 10 anos. Eu achava que tínhamos um grande legado, e estava tudo bem. Mas esse cara – se referindo a Geddy Lee – apareceu com ideias grandiosas. Conversamos e começamos a tocar. Então percebi que amo muito tocar.
Fiz outros projetos e ainda tocando muito. Mas quando nos sentamos e começamos a tocar alguns sons do Rush, percebi como era difícil tocar essas músicas. Quando você faz isso todos os dias por 40 anos, não é grande coisa, mas quando você está longe a coisa fica mais difícil.
As nuances e todas as coisas que envolvem a criação de uma música e uma apresentação do Rush ficam bem desafiadoras. Mas é muito, muito emocionante. E quanto mais começávamos a ensaiar e tocar, mais eu me apaixonava pela ideia de tocar novamente”.
Geddy acrescentou: “Foi uma decisão muito difícil em muitos níveis, primeiro pelo que isso implica em termos de trabalho, mas também pelo que aconteceu. Perder um membro como o Neil foi devastador e muito triste, e levou tempo para contemplarmos isso. Esta é uma decisão relativamente recente. E eu diria que esteve meio fora de questão por muito tempo devido a essas circunstâncias.
Como você substitui alguém que é insubstituível? Brincávamos sobre isso às vezes! Eu estava escrevendo livros e algo aconteceu nos últimos dois anos que nos trouxe de volta às jams de estúdio. Começamos a tocar umas músicas do Rush só por diversão.
A gente começou a rir muito e curtir muito. Era quase como se tocar aquelas músicas dissipasse as nuvens negras. Não foi uma decisão fácil de tomar! Essa é a primeira vez que falamos sobre isso em voz alta na frente de outras pessoas. Então, sim, parece certo, e vamos fazer isso”.
A turnê de reunião do Rush passará pelo Canadá, Estados Unidos e México em 2026. O grupo, que já tem sete shows confirmados, começará o giro no dia 07 de junho de 2026 no The Kia Forum, em Los Angeles, Estados Unidos.
O itinerário da Fifty Something Tour é o seguinte:
Junho
07 – Los Angeles, CA – Kia Forum
09 – Los Angeles, CA – Kia Forum
18 – Mexico City, MX – Palacio de los Deportes
24 – Fort Worth, TX – Dickies Arena
26 – Fort Worth, TX – Dickies Arena
Julho
16 – Chicago, IL – United Center
18 – Chicago, IL – United Center
28 – New York, NY – Madison Square Garden
30 – New York, NY – Madison Square Garden
Agosto
07 – Toronto, ON – Scotiabank Arena
09 – Toronto, ON – Scotiabank Arena
17 – Cleveland, OH – Rocket Arena
A pré-venda dos ingressos começarão neste mês. Para quem queira saber mais detalhes sobre os bilhetes, basta acessar aqui.
Via: RockBizz
