Menu

Rage Against The Machine causou caos e fez a Bolsa de Valores dos EUA fechar com o clipe de Sleep Now in the Fire

4 meses ago


Rage Against The Machine chegou na cena heavy metal causando alvoroço – para o bem e para o mal. Teve gente que curtiu o rap metal cheio de suingue do quarteto – Zack de la Rocha (vocal), Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria) – e teve gente que odiou com todas as suas forças.

O conteúdo lírico do grupo era uma pedra no sapato das autoridades e dos grandes nomes da política e mercado financeiro. Conscientizar os fãs e tentar promover mudanças sociais eram duas de suas bandeiras.

Um dos episódios mais marcantes do conjunto foi no final dos anos 90, quando lançou o álbum The Battle of Los Angeles. Quando os músicos foram gravar o clipe de Sleep Now In The Fire, que teve a direção do ativista Michael Moore, o bicho pegou e feio.

O cineasta teve a brilhante ideia colocar a banda tocando na escadaria da Bolsa de Valores de Nova York durante a semana de abertura da campanha presidencial dos EUA, em 26 de janeiro de 2000.

“A música deles é sobre os males do nosso sistema econômico”, explicou Moore em conversa com a revista Interview. “Ela fala sobre a era de ganância em que vivemos. Então, eu tive algumas ideias”.

O diretor obteve uma autorização para a banda se apresentar na escadaria federal, mas não na calçada em frente. Mesmo assim, Michael pediu para a banda subir na escadaria e tocar. Ele ainda disse para os caras não se importarem com o que viesse acontecer e que o importante era não parar de tocar.

O diretor contou: “Uma multidão saiu das corretoras e bancos onde os negócios dos EUA são feitos diariamente. A polícia também apareceu. Eles ordenaram que o show improvisado parasse, mas antes que tivéssemos a chance de parar, quatro policiais me atacaram e me colocaram em uma daquelas celas que a gente vê em programas como Cops. Um tentou quebrar meu braço, o outro me estrangulou”.

Tom Morello continuou narrando a história: “A polícia arrancou os cabos dos amplificadores e tirou as baquetas de Brad Wilk enquanto levava embora Michael. Mesmo assim, ele falou para a gente tomar a Bolsa de Valores.

Então, enquanto Mike estava sendo arrastado e algemado, como vocês veem no vídeo, corremos para a Bolsa de Valores de Nova York”.

Moore acrescentou: “A polícia estava tão distraída me levando preso, que não conseguiu alcançar a banda, que havia passado pelo primeiro conjunto de portas duplas. Naquele momento, alguém deve ter apertado o botão de protesto dentro da Bolsa de Valores, porque aqueles grandes portões de aço caíram em frente ao segundo conjunto de portas duplas.

Pela primeira vez, pelo que se lembra, a Bolsa de Valores de Nova York entrou em lockdown uma hora antes do horário oficial de fechamento”.

A ação da banda e do diretor do vídeo virou notícia em todos os jornais e ganhou a desaprovação de gente como George W. Bush. O fechamento do maior símbolo do capitalismo, que é a Bolsa de Valores dos EUA, foi como um murro na vaidade e bolso dos donos do dinheiro.

“Em retrospecto, parecia uma vitória histórica contra o mal”, refletiu Tom. “Foi um ato rock n’ roll espetacular e histórico que fizemos. Não se fazem mais ações como essa”.



Via: Rockbizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *