Menu

Green Day: American Idiot é eleito o maior álbum de rock e metal do século XXI

4 meses ago


O National Album Day 2025 aconteceu no último sábado, dia 18 de outubro de 2025, com o tema deste ano celebrando o rock n’ roll. Nas edições anteriores, o evento se concentrou nos álbuns dos anos 90, mulheres na música, álbuns de estreia e grandes grupos britânicos.

E quem levou a melhor desta vez foi o Green Day! Billie Joe Armstrong (vocal, guitarra), Mike Dirnt (baixo, vocal) e Tré Cool (bateria) conquistaram o primeiro lugar com a sua obra-prima de 2004, American Idiot. Esse foi o sétimo full length do trio punk da Califórnia.

Desde seu lançamento em setembro de 2004, quando entrou direto no topo das paradas inglesas, o disco vendeu mais de 2,6 milhões de unidades na Inglaterra, com base nas vendas físicas e digitais no país.

Sobre a honraria, o Green Day disse: “Fizemos American Idiot como um álbum de protesto! Contra o medo, contra as mentiras e contra a apatia. Mas é também um álbum conceitual com o foco em personagens.

Foi arriscado, foi barulhento, foi pessoal! Ele mudou tudo para nós. Vinte anos depois, o fato de ainda ressoar significa o mundo. Estamos muito orgulhosos de que continue a inspirar pessoas em todos os lugares”.

Ao som de singles como American Idiot, Boulevard of Broken Dreams, Jesus of Suburbia e Wake Me Up When September Ends, o álbum bateu a marca de vinte e três milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Foi um feito e tanto, porque foi uma obra musical criada em época dos muitos programas de compartilhamento de arquivos, mas, mesmo assim, milhões de pessoas botaram a mão no bolso para garantir a sua cópia física do álbum.

National Album Day

O evento desse sábado teve a organização da BPI – a associação britânica de gravadoras e selos independentes (BRIT Awards e Mercury Prize) – em parceria com a ERA, que é a associação de entretenimento e varejo digital (Record Store Day).

Com transmissão da BBC Radio 2, a festa chegou ao seu 8º ano desde seu lançamento em 2018. A ideia do NAD é reunir a comunidade musical mais uma vez para celebrar e promover a arte do álbum.

Além disso, o foco é homenagear os artistas que contam suas histórias e vivências por trás dessas obras significativas e influentes.





Via: Rockbizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *