Menu

Paul McCartney critica a COP30 por servir carne: “É como distribuir cigarros em conferência sobre prevenção do câncer”

3 meses ago


A COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – está acontecendo na capital paraense com a presença de representantes de mais de cem países. Presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, são alguns dos nomes das autoridades internacionais que estarão no evento.

A reunião nem bem começou e já está recebendo puxão de orelha! Paul McCartney escreveu uma carta aberta em nome da PETA ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, a respeito da decisão de servir carne no evento.

O ex-Beatles escreveu: “Escrevo em nome dos meus amigos da PETA para pedir que vocês alinhem o cardápio da COP30 com a sua missão, tornando-o totalmente vegetariano. Isso reduziria significativamente a pegada de carbono e o impacto ambiental geral do evento, servindo de exemplo positivo para o mundo seguir”.

Ele continuou: “É apropriado que a COP30 seja realizada em Belém, a porta de entrada para a Amazônia, cuja floresta tropical é frequentemente chamada de ‘os pulmões da Terra’ porque absorve e armazena grandes quantidades de dióxido de carbono, liberando oxigênio.

Proteger a Amazônia, que sustenta a vida, deve ser uma prioridade máxima para ambientalistas de todas as nacionalidades, por isso fiquei chocado ao saber que apenas 40% dos alimentos servidos na COP30 estão atualmente previstos para serem vegetarianos”.

McCartney não deixou por menos e destacou a ironia de servir carne em um evento sobre as mudanças climáticas.

“Servir carne em uma cúpula climática é como distribuir cigarros em uma conferência sobre prevenção do câncer! A indústria da pecuária é uma das principais responsáveis ​​pelo desmatamento e pela catástrofe climática que está devastando o planeta.

A criação de gado é responsável por 80% do desmatamento da floresta amazônica. Além disso, a prática de cortar e queimar a floresta para abrir espaço para a criação de gado, juntamente com as condições de seca induzidas pelas mudanças climáticas, está fazendo com que a Amazônia queime a uma taxa alarmante”.

“O próprio site da COP30 confirma que as refeições à base de plantas têm uma pegada de carbono substancialmente menor, por isso peço que vocês deem o exemplo e tornem a conferência totalmente vegetariana”, concluiu Paul.

Até o fechamento desta matéria as autoridades brasileiras não se manifestaram sobre a posição incisa de Paul McCartney.



Via: RockBizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *