Menu

Guitar Hero completa 20 anos de história e sucesso no rock e metal

3 meses ago


O Guitar Hero não foi o marco zero da união entre os fantásticos mundos do rock n’ roll, heavy metal e games! Contudo, foi o casamento que mais gerou notícia e dinheiro para quem estava dentro do projeto, além disto, ele completou duas décadas de história e sucesso neste ano.

Desenvolvido pela Harmonix, lançado pela RedOctane e inspirado em GuitarFreaks da Konami, o jogo, que prometia entregar ao público uma experiência tão prazerosa quanto os riffs dos hits dos roqueiros, oferecia aos jogadores um controle em formato de guitarra para que eles combinassem notas coloridas que rolavam na tela em sincronia com a música.

Cada riff ou sequência correspondia a notas específicas, criando a sensação de uma performance genuína.

Em pouco tempo o projeto se tornou uma franquia bilionária, com grande impacto na carreira dos grupos e artistas.

Aerosmith, Metallica e Van Halen, por exemplo, foram alguns do nomes veteranos capitalizaram bastante com a nova faceta de negócio. No jogo, eles tiveram os próprios títulos e alavancaram bastante o consumo de seus respectivos catálogos.

Por outro lado, o DragonForce usou a jogatina como vitrine para que novos fãs engrossassem a família. O sucesso do conjunto foi expressivo quando Through the Fire and Flames foi incluída no Guitar Hero III: Legends of Rock.

A maioria dos jogos da série Guitar Hero saiu em um período de apenas cinco anos, entre 2005 e 2010.

Pouco tempo atrás, durante entrevista ao jornal The Guardian, Michael Dornbrook, ex-diretor de operações da Harmonix, relembrou os desafios iniciais para tirar a ideia do papel.

“Regravamos todas as músicas porque o custo era muito alto. Só os direitos autorais já tornavam a situação quase impossível. Não conseguíamos contratar bandas como o The Who. A RedOctane praticamente não tinha dinheiro. Estávamos bastante convencidos de que o projeto fracassaria. Mas assim que o Guitar Hero decolou, e as vendas de discos e a execução nas rádios aumentaram, todo mundo quis participar”.

O executivo acrescentou: “Uma das coisas incríveis foi a quantidade de pais que entraram em contato e nos agradeceram por apresentar aos seus filhos a música que eles amavam. O jogo foi algo que abrangeu várias gerações”.

Guitar Hero Live, lançado no dia 20 de outubro de 2015, foi a última edição da série de jogos musicais.



Via: Rockbizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *