O lendário Martin D-18E de Kurt Cobain é o violão mais caro do mundo! Em 2020, o instrumento, que foi usado pelo músico na gravação do MTV Unplugged, foi comprado por Peter Freedman, fundador da RØDE Microphones, pela impressionante cifra de US$ 6.010.000 – mais de 32 milhões de reais na atual cotação da moeda estrangeira.
O rico empresário doou o violão para Royal College of Music (RCM), em Londres, Inglaterra, para exibição pública. Freedman fez esse gesto em memória de seu pai, Henry, que faleceu no ano de 1987.
Segundo informações da revista Guitar World, o Martin D-18E está em boa companhia, já que o museu da faculdade tem outra peça importante: a guitarra mais antiga do mundo, cuja fabricação se deu em Lisboa, Portugal, em 1581. Ou seja, o “nascimento da guitarra” foi 412 anos antes do show MTV Unplugged do Nirvana.
Uma exposição itinerante internacional, apresentando o violão e outras peças lendárias, está prevista para acontecer no ano que vem. Em conversa com a revista, Peter pontuou que quer que o valor e a visibilidade do violão beneficiem jovens músicos do RCM e que alcancem pessoas ao redor do mundo”.
Kurt Cobain fez apenas uma transformação no Martin D-18E: ele tirou o captador DeArmond e adicionou um captador Bartolini 3AV Soundhole. A estrela do grunge também inverteu a ordem das cordas pois era canhoto.
No editorial casos de família, o instrumento ficou como herança para a filha de Kurt, Francis Bean, no entanto, o objeto acabou ficando com seu ex-marido Isaiah Silva como parte do acordo de divórcio. O cara vendeu o violão cerca de dois anos depois de tal acordo pelo valor citado logo no começo da matéria.
Via: RockBizz
