Para não ficar naquele “blen blen blen” irritante que ninguém suporta e que é capaz de arruinar um casamento, a guitarra é um instrumento que exige muitos anos de prática e estudo para ser uma aliada a arte e aos ouvidos.
O astro do blues e rock, Robben Ford, 73, tem décadas de dedicação as seis cordas, mas, mesmo assim, considera a guitarra o instrumento mais difícil de tocar. Em conversa com a revista Guitar World, ele explicou o seu ponto de vista.
“Palhetada alternada é algo em que nunca trabalhei muito, e é por isso que nos últimos dois anos comecei a me dedicar mais a isso do que a qualquer outra coisa”, contou Ford.
“Há muito tempo decidi adotar uma abordagem e a segui em frente. A guitarra é um instrumento realmente difícil, o mais difícil de tocar. Os trompetistas podem discordar, mas a questão é que você pode tocar a mesma nota em quatro posições diferentes com a guitarra”, pontuou.
“E como a guitarra é afinada em quartas, exceto entre as cordas Sol e Si, já há algo bem diferente acontecendo ali. Então, suas técnicas de palhetada precisam ser todas aprimoradas. Sonoramente, as guitarras elétricas são um pesadelo. Há todo tipo de dificuldade com o volume muito alto e amplificadores ruins. Há muitos problemas com a guitarra elétrica”, acrescentou.
Robben concluiu em tom positivo: “Mas estou satisfeito com minha formação e com as escolhas que fiz por causa do meu amor pelo blues. É uma base fantástica para aprender guitarra e acordes. Eu queria aprender acordes e entender harmonia, então essa foi realmente uma ótima base. Mas a palhetada e a digitação? Eu simplesmente não me concentrei o suficiente nisso”.
Via: RockBizz
