A cena hard rock dos anos 1980 estava bastante polida e doce com discos como Hysteria (Def Leppard), Slippery When Wet (Bon Jovi) e 1987 (Whitesnake) comandando a programação das rádios e MTV.
O mercado musical, no entanto, precisava urgentemente de uma injeção de adrenalina, a qual veio ao som de Appetite For Destruction, debute do Guns N’ Roses, que saiu em 1987.
O álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo e se tornou o álbum de estreia mais vendido da história da música norte-americana.
Um dos motivos para esse imenso sucesso foi a faixa de abertura, Welcome To The Jungle, que tem a honestidade crua de quem viveu em Los Angeles nos anos 1980. O guitarrista Slash, um dos compositores da canção, conversou com a Classic Rock e explicou a origem da música e o teor do do Guns.
“Nós nunca nos conformamos às expectativas, padrões ou exigências comerciais de ninguém. Sem truques baratos. Isso era simplesmente rock n’ roll das ruas – bum”, disparou o músico.
“Eu tinha esse riff de Welcome To The Jungle. Eu me lembro de tocá-lo para o Axl no violão. Eu disse: ‘Dá uma olhada nisso’. Ele ouviu, gostou e começamos a trabalhar na música. Foi realmente a primeira coisa em que todos nós colaboramos. Ela é de fato uma combinação da contribuição de todos”, lembrou.
O título e a letra vieram de Axl quando ele foi visitar uma amiga perto de Seattle. Longe de Los Angeles, ele conseguiu se reconectar com os sentimentos que teve ao chegar à cidade em 1982, como um jovem de 20 anos, com os olhos brilhando, vindo do interior de Indiana, atraído pelas luzes brilhantes de Hollywood.
Sobre o conteúdo lírico, Slash disse: “É uma letra muito reveladora! Ele tem uma honestidade crua. Se você vivesse em Los Angeles, e vivesse nas trincheiras, por assim dizer, você se identificaria com ela. E conhecendo o Axl, eu conseguia entender exatamente de onde ela vinha”.
Welcome To The Jungle saiu primeiramente em setembro de 1987 no Reino Unido e, por seguinte, em outubro de 1988 nos Estados Unidos, como o segundo de Appetite For Destruction. O apoio do clipe foi fundamental para o som se manter nas paradas de sucesso e se tornar querida pelo público.
Via: Rockbizz
