The Trooper está presente no quarto álbum do Iron Maiden, Piece of Mind, de 1983. O ritmo veloz, melodia para todo mundo cantar de maneira uníssona e a pleno pulmões e solos de guitarra virtuosos são algumas das características do som.
A letra, em seus primeiros versos, deixa bem claro que aborda um conflito de guerra. Mas qual é a inspiração para o teor lírico da canção? Bem, o Maiden gosta de incorporar fatos históricos em sua arte, portanto, são das paginas do passado a fonte das ideias presentes na música.
Steve Harris, líder e baixista do Iron, recorreu ao combate militar que levou o nome de Carga da Brigada Ligeira, que ocorreu durante a Batalha de Balaclava em 1854 como parte da Guerra da Crimeia, que aconteceu entre os anos de 1853 e 1856.
O evento foi uma manobra desastrosa por parte dos britânicos, que lançaram um ataque frontal contra as forças russas.
O erro, que levou ao abatimento de muitos soldados, tornou-se especialmente infame após inspirar o poema de Lord Tennyson, também intitulado A Carga da Brigada Ligeira, ainda naquele ano.
Em 2019, falando com a Rolling Stone, Steve disse: “Eu cresci amando história! Era uma das minhas matérias favoritas na escola, então muito disso vem daí. E é simplesmente um fascínio pelas coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras e pelas situações em que pessoas comuns se veem, situações que normalmente não teriam que enfrentar. Eu tenho muito respeito por qualquer pessoa que tenha que ir e fazer o que for preciso para proteger seu país”.
O músico inglês, no entanto, teve a sensibilidade de relatar em sua letra o fato histórico com um personagem de ficção e sem tomar partido a favor ou contra o episódio.
O videoclipe de The Trooper possui imagens do filme A Carga da Brigada Ligeira, de 1936, o qual relatou superficialmente os acontecimento de tal guerra. Veja:
Pouco depois de Bruce Dickinson retornar à Donzela de Ferro em 1999, ele adicionou um toque teatral à performance ao vivo da canção, empunhando uma enorme bandeira do Reino Unido e vestindo um uniforme da Guerra da Crimeia.
Em apresentações mais recentes até o mascote Eddie entrou na dança e passou aparecer no palco com o uniforme militar e manejando uma espada. Veja:
Via: RockBizz
