Em agosto de 1981, quando iniciou os seus trabalhos, a MTV chegou no mercado com os dois pés na porta com uma programação recheada de música, autenticidade, energia e vontade de mostrar conteúdos diferentes em relação aos concorrentes.
O slogan “Eu quero minha MTV” mostrava a proximidade e a relação que os telespectadores, que logo se tornaram fãs, tinham com o canal. Infelizmente, a emissora não soube ler e conviver com a nova dinâmica de mercado, o que a fez perder espaço e relevância.
O fim chegou em 2025, mas para um programador, que atende pelo pseudônimo de Flexasaurus Rex, o canal jamais morrerá. Ele criou o aplicativo MTV Rewind que permite que os fãs possam reviver os tempos de glória da emissora.
MTV Rewind
Atualmente hospedado em https://wantmymtv.xyz, o aplicativo oferece aos usuários um enorme acervo com diversos canais de vídeo que abrangem décadas de música. No momento, existem nove canais: MTV 1st Day, MTV 70s, MTV 80s, MTV 90s, MTV 2000s, MTV 2010s, MTV 2020s, Yo! MTV Raps e Headbangers Ball.
Há também a opção de reprodução aleatória, ou seja, mistura as atrações para que os fãs sejam surpreendidos com os clipes.
O site, que tem um acervo de mais de vinte e sete mil vídeos, não tem conexão alguma com a oficial MTV e as empresas Viacom ou Paramount Global. Todos os videoclipes tiveram origem do YouTube.
No entanto, os logotipos são marcas registradas de seus respectivos proprietários. Com isso, há uma grande chance do site sofrer algum tipo de sanção e processo pelos detentores das firmas e marcas.
Enquanto isso não acontece, o MTV Rewind está de pé recordando a era de ouro do videoclipe e da cultura pop.
Via: RockBizz
