Bandcamp, que é uma a plataforma online para artistas independentes conseguirem divulgar e vender a sua música autonomamente, informou que baniu pra valer música feita por IA.
Em nova postagem intitulada “Mantenha o Bandcamp Humano”, a plataforma revelou seu novo posicionamento em um momento em que a música gerada por Inteligência Artificial está se infiltrando em todos os setores da indústria musical.
Na publicação, a empresa informou: “A missão do Bandcamp é ajudar a disseminar o poder curativo da música, construindo uma comunidade a qual os artistas prosperam por meio do apoio direto de seus fãs.
Acreditamos que a conexão humana encontrada através da música é uma parte vital de nossa sociedade e cultura, e que a música é muito mais do que um produto para ser consumido. É o resultado de um diálogo cultural humano que remonta a antes da escrita.
Queremos ser um exemplo de fortalecimento de nossa missão, articulando nossa política sobre IA generativa, para que os músicos possam continuar criando música e para que os fãs tenham confiança de que a música que encontram no Bandcamp foi criada por humanos”.
A publicação acrescentou: “Música e áudio gerados total ou substancialmente por IA não são permitidos no Bandcamp. Qualquer uso de ferramentas de IA para imitar outros artistas ou estilos é estritamente proibido, de acordo com nossas políticas existentes que proíbem a falsificação de identidade e a violação de propriedade intelectual.
Os usuários do Bandcamp são incentivados a usar as ferramentas de denúncia existentes para sinalizar conteúdo para revisão, caso acreditem que possa ter sido gerado por IA. Considerando a repercussão das nossas publicações anteriores, esperamos que esta notícia seja bem recebida. Nós desejamos a todos um 2026 incrível”.
We’re articulating our approach to generative AI so musicians can keep making music and fans can trust the music they find on Bandcamp. https://t.co/hRXLd1Q5OE
— bandcamp (@Bandcamp) January 13, 2026
Via: Rockbizz
