Sting pagou a seus ex-companheiros do The Police mais de 800 mil dólares (mais de 4 milhões de reais) em royalties após um processo judicial aberto em setembro.
O guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland processaram o vocalista e sua editora musical em Londres no ano passado, exigindo indenização por “danos substanciais”, após anos de disputas legais entre o grupo.
Os dois alegaram que Sting lhes devia entre 2 e 10,75 milhões de dólares em direitos autorais não pagos. Em uma audiência no Tribunal Superior de Londres na última quarta-feira (14 de janeiro), os advogados de Summers e Copeland afirmaram que o valor da indenização poderia ser ainda maior, argumentando que o “pagamento insuficiente histórico” não incluía juros.
De acordo com a BBC, desde o início do processo, os dois músicos receberam um pagamento de “mais de US$ 800.000”.
Sting nega que eles tenham direito a uma parte de sua renda proveniente de vendas por streaming ou download, argumentando que esses formatos deveriam ser categorizados como “execução pública” em vez de vendas.
Copeland e Summers não receberam créditos de composição nos sucessos do The Police, incluindo Every Breath You Take, música que, segundo relatos, rende a Sting 733 mil dólares em royalties por ano.
Mesmo sem créditos, eles alegam ter direito a “taxas de arranjo” pela “exploração digital” do catálogo antigo da banda.
O The Police foi formado em 1977 e Sting inicialmente concordou em pagar a Summers e Copeland 15% de “alguns royalties” das músicas que compôs para o grupo. O acordo foi revisado diversas vezes, a mais recente em 2016, e os advogados de Sting agora argumentam que o processo movido por seus ex-companheiros de banda é uma “tentativa ilegítima” de reinterpretar esse acordo.
O trio vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo, ganhou seis Grammys e dois BRITs e foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2003.
A banda se separou inicialmente em 1984, mas se reuniu em diversas ocasiões, com seus shows mais recentes ocorrendo em 2008, como parte de uma turnê mundial que os tornou os músicos mais bem pagos do mundo naquele ano.
Via: RockBizz
