Glen Matlock elogiou o Kneecap e criticou os punks apoiadores do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – incluindo seu ex-companheiro de Sex Pistols, John Lydon.
O baixista fez esses comentários durante uma participação no programa Today, da BBC Radio 4, onde relembrou as origens da cena e o surgimento do Sex Pistols a partir da frustração com o que estava acontecendo musicalmente na época.
“Muita coisa estava acontecendo, como acontece hoje”, disse ele, refletindo sobre como os primeiros anos da banda e os últimos anos testemunharam “a ascensão da extrema-direita”.
“Acho que estávamos tentando encontrar nosso caminho em meio a isso, de alguma forma, e nos divertir, agitar um pouco as coisas”, acrescentou, antes de dizer ao apresentador Amol Rajan que acha estranho ver um número crescente de punks apoiando políticos de direita. Isso ocorre depois de John Lydon ter descrito o presidente americano como “os Sex Pistols da política”.
“Há muita coisa hoje em dia que eu mesmo não entendo sobre o punk. Ele se tornou um movimento muito amplo, muito diferente dos Sex Pistols, Talking Heads, The Slits e Dolly Mixture, musicalmente falando”, Matlock disse. “Mas também muita gente do punk entendeu tudo errado, e talvez alguns dos seus precursores também”.
“É meio estranho hoje em dia. Fico constantemente surpreso com a quantidade de punks que vejo no meu Facebook que são pró-Trump. É um pouco bizarro”, acrescentou.
Rajan então perguntou ao baixista se ele acredita que a música “rebelde” ainda exista hoje, ao que Matlock respondeu que sim, embora ache que esteja cada vez menos provável que esses artistas consigam atenção do grande público.
“Acho que o problema é que a mídia e as gravadoras têm muita prática, ao longo dos anos, em excluir coisas que estão ultrapassando os limites”, ele disse.
“E acho que o que ouvimos no rádio se tornou bastante vazio”, acrescentou, antes de elogiar o grupo de hip-hop Kneecap como um dos poucos a alcançar sucesso mantendo a mentalidade punk original. “Nem sempre, mas algumas bandas conseguem, mesmo como o pessoal do Kneecap. Independentemente da sua opinião sobre eles, pelo menos eles estão inovando”, completou.
Atualmente, o Sex Pistols está em turnê com o vocalista Frank Carter comemorando 50 anos de carreira com alguns shows marcados pela Europa este ano.
Via: Rockbizz
