O compromisso de Kurt Cobain com a simplicidade abriu portas para que o Nirvana criasse sons com muito apelo comercial, do tipo de gruda na cabeça e lá fixa residência. Isso é algo bastante raro no mercado fonográfico.
Kurt podia até não tocar mil notas por segundo na guitarra ou não soubesse todas as escalas do modo grego, mas o cara tinha um tino apurado para emplacar boas melodias e riffs em seus discos – vide os hits Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, Lithium e In Bloom.
Com isso, Cobain tem muitos admirados na cena musical. O guitarrista do Oasis, Noel Gallagher, é um deles. Em maio de 1996, durante entrevista à revista Rolling Stone EUA, ele disse que ninguém compunha sons mais grudentos do que Kurt Cobain.
“Veja o caso do Nirvana. Eles eram os melhores! E aquele cara [se referindo a Kurt Cobain] era o rei do rock cativante. Não dava para compor músicas mais grudentas do que as dele”.
E parece que o próprio Noel Gallagher aprendeu a lição com o Kurt Cobain, pois também escreveu sons Rock ‘N’ Roll Star, Wonderwall, Champagne Supernova e Morning Glory.
Via: RockBizz
