Menu

Turquia cancela shows de Slaughter To Prevail e Behemoth por “valores sociais”

4 horas ago


As apresentações das bandas Slaughter To Prevail e Behemoth em Istambul, Turquia, foram oficialmente canceladas após autoridades locais alegarem que os eventos eram “incompatíveis com os valores sociais”.

O governador de Istambul, Davut Gül, afirmou nas redes sociais que “nenhuma atividade que corrompa a sociedade em Istambul jamais foi permitida até hoje, e não será permitida no futuro também”, apoiando a decisão de vetar os shows marcados para os dias 10 e 11 de fevereiro, além de proibir todos os eventos pagos no local durante dois dias.

Um comunicado de imprensa oficial do gabinete do governador (via The PRP ) citou os Artigos 17 e 22 da Lei nº 2911 sobre Reuniões e Manifestações e o Artigo 32/Ç da Lei nº 5442 sobre Administração Provincial, que impõem uma proibição de dois dias a todos os concertos, festivais e eventos com bilhetes no Zorlu PSM e no Zorlu Center, das 00h01 do dia 10 de fevereiro às 23h59 do dia 11 de fevereiro.

O cancelamento ocorreu após grupos conservadores e veículos de mídia criticarem as bandas. Uma emissora turca descreveu o Slaughter To Prevail como “pregador do satanismo e ladrão da fé dos jovens” e disse que o Behemoth “se opõe descaradamente à religião com suas vestimentas satânicas” [via Metal Injection].

O que Slaughter To Prevail e Behemoth dizem

Alex Terrible, vocalista do Slaughter To Prevail, rebateu as alegações em vídeo nas redes sociais, rejeitando qualquer associação com práticas satânicas.

“Além disso, não somos satânicos. Somos uma banda de brutal death metal. Eu, pessoalmente, irei para Valhalla depois de morrer. Nosso guitarrista, @thegrebfather, provavelmente irá para o inferno, pois ele é cristão ortodoxo. Povo da Turquia, eu amo vocês e respeito seu país e suas crenças religiosas. Mas não me chamem de satânico.” 

O Behemoth disse em nota nas redes sociais que lamenta o cancelamento dos shows previstos em Istambul e Ancara, afirmando que esgotou todas as tentativas de negociação, mas que a decisão das autoridades locais foi definitiva.

O Behemoth criticou o que chamou de “uso da ideologia para limitar a liberdade artística” e afirmou que música não representa ameaça, mas que a censura deve preocupar quem defende a liberdade de expressão. A banda pediu desculpas aos fãs turcos, reconheceu a frustração do público e manifestou o desejo de retornar ao país no futuro, sem interferências.

“Apesar de termos esgotado todas as possibilidades ao longo do dia e de termos participado de extensas discussões, a decisão das autoridades locais permanece definitiva. Simplesmente não há mais nada que possamos fazer para revertê-la […] Este é mais um exemplo de como a ideologia pode ser usada para suprimir a expressão artística e restringir a liberdade cultural. O Behemoth sempre defendeu a independência criativa e o direito dos artistas de se expressarem sem censura. A música não é uma ameaça, mas silenciá-la deveria preocupar qualquer pessoa que valorize a liberdade de expressão”, disse a banda no comunicado.

LEIA TAMBÉM: Slaughter to Prevail incendeia São Paulo com apresentação arrebatadora

Jéssica Marinho

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo).

Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento.

Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos – [email protected]



Via: WikiMetal