Mike Shinoda, um dos fundadores do Linkin Park, certa vez contou sobre uma “pegadinha” que ele e seus colegas de banda fizeram com os membros do Metallica. O episódio ocorreu enquanto o grupo de nu metal participava da Summer Sanitarium Tour em 2003, na qual LIMP BIZKIT, Deftones e Mudvayne integraram a excursão que tinha a banda de James Hetfield como headliner.
Em em entrevista à rádio australiana Triple M (via Blabbermouth), Shinoda revelou os bastidores da turnê, e não poupou elogios aos gigantes do heavy metal:
“Um dos nossos maiores feitos — e talvez ainda sejamos os únicos — foi pregar uma peça no Metallica. Eles nos levaram para abrir os shows em estádios pelos Estados Unidos durante dois meses no verão. E a gente estava muito nervoso. Eu amo o Metallica. Nosso guitarrista aprendeu a tocar por causa deles, foi a maior influência dele. Todos nós éramos fãs. Então estávamos ali, em turnê, completamente deslumbrados.”
Ainda sobre o período da turnê, o multi-instrumentista comentou da vez em que Hetfield e seus colegas os convidaram para ir a um bar e enalteceram o trabalho deles:
“Até que um dia eles nos chamaram para um bar, para sair com eles. E foi tipo: ‘Sério? Vocês?’. Eles foram uns amores — cada um deles, incríveis. Muito humildes, atenciosos, e nos elogiaram bastante. Disseram que adoravam o nosso show. Cada um fez questão de me dizer pessoalmente: ‘Eu realmente gosto do que vocês fazem. Como banda de abertura, são excelentes. Gente boa e com música ótima’. Isso nos deu muita confiança, nos sentimos à vontade com eles.”
Qual foi a “pegadinha” que o Linkin Park fez com o Metallica?
No encerramento da turnê com o Metallica, o Linkin Park decidiu pregar uma peça inusitada na banda — algo que, segundo Mike Shinoda, nunca havia sido feito antes. Como o chefe de segurança do Metallica já havia trabalhado com eles, a banda o procurou com a ideia: “Ei, Tom, geralmente no fim das turnês, as bandas fazem pegadinhas entre si. Você acha que dá pra fazer isso com o Metallica?” A resposta veio com uma rara abertura: “Olha, nunca fizeram isso com eles, mas acho que posso dar um jeito.”
A brincadeira, então, foi colocada em prática. No meio de uma das músicas do set — provavelmente “Ride The Lightning”, segundo Shinoda — os integrantes do Linkin Park subiram ao palco com um cobertor, uma cesta de piquenique, lanches e refrigerantes. Chester Bennington apareceu com um skate, e todos começaram a fingir um piquenique atrás da banda, enquanto o Metallica seguia com a apresentação.
“Todo mundo tentando levar a performance a sério, e o Chester andando de skate atrás deles, comendo um lanche”, contou Shinoda, rindo. O baterista Lars Ulrich “perdeu completamente a concentração” ao perceber o que estava acontecendo, já que ninguém jamais havia subido ao palco durante um show da banda. “Eles entenderam rápido o que estava acontecendo. Foi sensacional.”
LEIA TAMBÉM: Linkin Park alcança a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify com “Faint”
Via: WikiMetal