Os Paralamas do Sucesso e a Legião Urbana foram duas das principais bandas de rock nacional nos anos 1980 e provavelmente as mais influentes naquela época. Apesar de terem mantido uma relação muito boa, houve um momento de conflito, como relatado por Júlio Ettore em um vídeo em seu canal.
Tudo começou quando Herbert Vianna afirmou que a Legião Urbana era mais presente nos palcos do que os Paralamas do Sucesso porque tinha uma “dimensão religiosa”.
“Nós nunca fomos a banda mais tocada do país, mas sempre fomos a que atraiu mais público para os shows. Exceto a Legião, mas a Legião é algo mais que apenas música, é quase religioso. Nós somos uma banda que está realmente comprometida com a carreira, com o trabalho”, disse ele.
Em resposta a essa declaração, Renato Russo rebateu, conforme contado por Ettore. “Ele estava se questionando se o sucesso da banda se devia à música ou apenas ao carisma de Renato Russo. Meses depois, a Legião deu uma entrevista e Renato respondeu. Ele afirmou que se sentiu colocado contra a parede por não ter sido tratado de forma igualitária nem pelos seus colegas de profissão”.