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Bangers Open Air 2025 consagra-se como o maior festival de metal da América Latina em uma edição épica e histórica

Sempre um rock 20 horas atrás

Em seu terceiro ano, o maior festival de metal da América Latina mostrou mais uma vez, com maestria, que veio para ficar.

A edição de 2025 marcou o terceiro ano do evento — anteriormente chamado de Summer Breeze Brazil — que teve suas primeiras realizações em 2023 e 2024, no Memorial da América Latina.

Com quatro palcos recebendo bandas de diversas partes do mundo, o festival entregou uma experiência completa ao público. Além da programação musical intensa, o evento contou com a Horror Expo — feira dedicada ao universo do terror —, áreas gastronômicas com opções variadas, espaços para tatuagens, ambiente kids com monitores especializados, sessões de autógrafos, encontros com artistas, lojas temáticas e produtos oficiais das bandas, reforçando sua proposta de imersão total no universo do festival.

Retornando às origens, com dois dias de festival em vez de três, a edição de 2025 teve início com um “Warm-Up” na sexta-feira, trazendo Doro e Glenn Hughes como headliners dos palcos principais. Essa mesma noite marcou a estreia da banda Pretty Maids no Brasil. Liderada por Ronnie Atkins — que, em 2019, recebeu o diagnóstico de um câncer de pulmão em estágio avançado, hoje em remissão —, a banda emocionou os fãs brasileiros que esperaram por esse momento por mais de 40 anos.

No sábado, os quatro palcos apresentaram atrações quase simultaneamente, com nomes de peso como Sabaton e Powerwolf como headliners, além de Saxon, Kamelot (que ainda se apresentou novamente no domingo), Sonata Arctica e Viper. Para mim, a grande surpresa do dia foi o H.E.A.T., banda sueca de hard rock que, apesar de destoar um pouco do restante da programação, encaixou-se muito bem na abertura do Hot Stage, logo após o show da Burning Witches.

O domingo, último dia do festival, era o mais aguardado por mim. Dois ícones do prog metal dividiram o palco com o Avantasia, que retornou como headliner do Hot Stage. Entre os destaques nacionais, tivemos o Black Pantera abrindo o Sun Stage e o Kamelot, que se apresentou novamente devido ao cancelamento do I Prevail. O Paradise Lost também fez seu retorno ao Brasil após quase 9 anos, quebrando paradigmas e se destacando entre as bandas mais melódicas da cena metal.

Haken trouxe suas melodias complexas ao Sun Stage com um setlist curto, mas composto por músicas longas que exibiram toda a técnica e sensibilidade que a banda vem lapidando ao longo dos anos.

No auditório do Waves Stage, a banda paulista Maestrick fez o show de lançamento de seu terceiro álbum, Espresso Della Vita: Lunare. A apresentação foi concisa e pesada — e, mesmo coincidindo com o show do Blind Guardian, o auditório estava cheio, com o público cantando em peso. Mesmo sendo um show em auditório, a galera ficou em pé do começo ao fim, reforçando a energia e a conexão com a banda. O destaque especial ficou para “Ethereal”, do último álbum.

E, mais uma vez, Tobias Sammet encerrou o Bangers Open Air 2025 com seu projeto Avantasia, em um show mágico que reuniu grandes vozes do metal: Ronnie Atkins (Pretty Maids), Eric Martin (Mr. Big), Jeff Scott Soto (SOTO, Art Of Anarchy, Sons Of Apollo, Talisman, Trans-Siberian Orchestra), Tommy Karevik (Kamelot, ex-Seventh Wonder), Herbie Langhans, Chiara Tricarico e Adrienne Cowan.

O momento mais marcante do show foi quando Tobias chamou todos ao palco para o encerramento com as clássicas “Lost In Space” e “Sign of the Cross / The Seven Angels”. Com isso, Avantasia mostrou que, mesmo sendo um projeto originalmente de estúdio, pode sim sair em turnê e encerrar com grandeza um dos maiores festivais de metal do mundo.

O Bangers Open Air já está confirmado para 2026, em uma edição mais compacta, nos dias 25 e 26 de abril, novamente no Memorial da América Latina. Os “Blind Tickets” já estão à venda, e quem garantir o ingresso antecipado terá também acesso a uma Pré-Party, a ser realizada em alguma casa de shows de São Paulo (ainda não definida até o momento desta reportagem).

O Sempre Um Rock teve a honra de participar dos três dias de evento, vivenciando de perto a potência, diversidade e emoção que fazem do Bangers Open Air um festival absolutamente essencial para os amantes do metal.

Por: Pam Gaiguer

Redatora – SEMPRE UM ROCK

Agradecimentos: Agência TAGA | @agencia.taga

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