A história do Black Sabbath é de conhecimento de todo mundo que tem vivência no heavy metal. Além dos riffs pesados de Tony Iommi, a voz emblemática de Ozzy Osbourne, as letras sombrias e profundas do baixista Geezer Butler e as nuances de jazz de Bill Ward, o grupo também ganhou fama pelos roubos que sofreu do empresário Patrick Meehan.
Os episódios de abuso foram vários, a perder de vista, na verdade. E um deles o Madman contou à revista Musician em 1994. O cantor inglês disse: “Não queríamos fazer o show no California Jam, mas nosso empresário nos forçou. Ele nos mandou para os Estados Unidos na classe econômica na sexta-feira”.
O Príncipe das Trevas acrescentou: “Após a apresentação, o nosso empresário deu a cada um de nós mil dólares e nos colocou de volta no avião, classe econômica. Muitos anos depois, descobrimos que tínhamos recebido 250 mil dólares pelo show. Nosso empresário, é claro, ficou com tudo”.
O festival California Jam aconteceu no dia 06 de abril de 1974 no Ontario Motor Speedway em Ontario, Califórnia. Além do Black Sabbath, o evento contou com os shows de nomes como Deep Purple, Emerson, Lake & Palmer, Black Oak Arkansas, Eagles e mais.
De acordo com observadores da cena musical, o público que prestigiou a festa rock n’ roll foi em torno de quatrocentas mil pessoas. Foi, sem dúvida, um dos maiores eventos dedicados ao som pesado em toda história.
Curta um trecho do show do Black Sabbath no player logo abaixo:
Via: RockBizz