Menu

Conheças as três bandas de rock que Ian Anderson detestava: “Sempre tivemos uma antipatia por elas”

2 semanas ago


Ian Anderson nunca escondeu que o Led Zeppelin foi fundamental na formação do som do Jethro Tull, pois mostrou como era possível incorporar diversos elementos musicais ao rock de forma natural.

“Acho que o que eles mostraram a todos os seus contemporâneos como músicos foi que havia, antes de tudo, uma maneira muito poderosa e dramática de executar música rock simples e direta, e também de introduzir elementos de música mais eclética”, disse Anderson a EonMusic.

“Porque no início da carreira do Zeppelin, havia muitos elementos de música folclórica, música asiática e música africana que se infiltravam em suas composições”, completou.

Com a mesma sinceridade em elogiar o Zeppelin, Ian deixou claro que detestava quando bandas britânicas tentavam soar americanas. Como sempre repudiou a falta de autenticidade musical, ele apontou os três grupos que não passavam em seu crivo de genuinidade: “Sempre tivemos uma antipatia por bandas como The Rolling Stones, The Yardbirds e Chicken Shack”.

O dono do Jethro Tull acrescentou tentando amenizar a crítica: “Pessoalmente, eu nunca consegui entender por que eles achavam necessário cantar o blues com um sotaque americano na voz. E, de fato, na forma como tocavam. Era uma ótima música, mas não era a música deles”.

A trinca

Das três bandas que Anderson não curtia, The Rolling Stones é a única que continua na ativa, colocando som novo no mercado com periodicidade e com agenda de show.

O veterano The Yardbirds só tem o baterista Jim McCarty da formação clássica e as apresentações são esporádicas. Chicken Shack também se mantém na viva aos trancos e barrancos, com apenas Stan Webb – guitarra e vocal – da formação original.

Tull

O Jethro continua lançando material inédito, o mais novo é o Curious Ruminant, de 2025. Além disso, Anderson vem revisitando o passado da banda com lançamentos de luxo.



Via: RockBizz