Brigas com produtores, tensão no estúdio e a entrada de um novo integrante alguns dias antes do início das gravações. Em meio ao caos instalado na EMI-Odeon, o jornalista, crítico musical e diretor de videoclipes José Emilio Rondeau assumiu a produção do que viria a ser o álbum de estreia da maior banda brasileira de todos os tempos, a Legião Urbana.
São músicas deste disco: Será, Ainda é cedo, Geração Coca-Cola, Por enquanto e outros sucessos que explodiram nas rádios em 1985. Quarenta anos depois, Rondeau mergulhou em suas memórias para revisitar os bastidores daqueles cinco meses de gravação no livro Será!, que reúne curiosidades e histórias nunca contadas, com detalhes saborosos. O lançamento acontecerá no dia 4 de junho, na Livraria da Travessa de Ipanema, com direito a bis no dia 13 de junho, na Bienal do Livro do Rio.
Para ajudar no relato, Rondeau entrevistou os legionários Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Também conversou com personagens que passaram dias e noites no estúdio, testemunhas da genialidade de Renato Russo, da falta de sintonia de Bonfá com o novo baixista Renato Rocha e de uma discussão que quase abalou a parceria entre a banda e o próprio Rondeau, praticamente um estreante na função de produtor musical.
“Quando ouvi a primeira fita cassete da Legião sabia que a história do rock brasileiro iria mudar. Ali estavam as sementes para uma potencial revolução. E eu precisava fazer parte daquele momento”, lembra o jornalista, que não teve pudor em se convidar para produzir o disco.
O livro tem prefácio assinado por João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso – os “padrinhos da Legião”, nas palavras de Renato Russo – e traz fotos raras de Mauricio Valladares registradas durante as gravações. O projeto gráfico de Bruno Drummond valoriza todos os elementos gráficos do encarte do disco, além de reproduzir na capa do livro o vinil em tamanho real.
Será! chega às livrarias e sites em junho, com lançamento também no formato e-book em mais de 20 plataformas digitais.
FICHA TÉCNICA:
Título: Será! – Crises, genialidade e um som poderoso: os bastidores da gravação do primeiro disco da Legião Urbana contados por seu produtor
Autor: José Emilio Rondeau
Editora: Máquina de Livros
Páginas: 112
Preços: R$ 65 (impresso) e R$ 39 (e-book)
Gênero: Música
LANÇAMENTOS:
Data: 4 de junho de 2025 (quarta)
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa de Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572
Data: 13 de junho de 2025 (sexta)
Horário: 15h
Local: Bienal do Livro, Riocentro
Endereço: Avenida Salvador Allende 6555, Barra Olímpica
Via: RockBizz