O rock n’ roll e o heavy metal são duas criaturas que essencialmente se propagam na moda antiga: com o boca-a-boca. Para quem está de fora destes dois cosmos, eles não passam de uma fera de corpo longo, com pintas e presas estranhas, curvadas para baixo e pronta para o ataque.
Portanto, por necessidade, a música pesada aprendeu como garantir a sua própria sobrevivência e fazer o balancete no final do mês pender para o lado positivo. E o grande trunfo para que isso ocorra são os produtos de merchandise.
A reboque vem a disseminação dos álbuns, singles, mascotes, logotipos e toda sorte de adereço que complete o teor conceitual das bandas e artistas.
Para você ter uma ideia mais clara da importância dos itens de merchandise, as bandas de pequeno e médio porte raramente – e, às vezes, nunca – conseguem fazer grana com o cachê. Ué! O que acontece com a grana que entra do cachê? Bem, a galera mais organizada e com o pé no chão usa para cobrir os custos da turnê.
Poxa! Não tem um lucro para ratear entre os músicos? É claro que tem! O dividendo vem justamente da venda de camisetas, adesivos, patches, palhetas e outras bugigangas que fazem os olhos dos fãs brilharem.
Alguns conjuntos, no entanto, são muito, muito ousados e levam o conceito de fazer grana com o merchandise a um nível digno dos maiores empreendedores do mercado capitalista. E isto não é uma crítica, tampouco apontamento em tom pejorativo. Se trata apenas de uma constatação e reflexão.
Na lista de quem alçou o negócio a inéditos patamares está o KISS, Iron Maiden, Metallica, Black Sabbath, Ozzy Osbourne e Ghost. Estes grupos não ficaram só na venda de camisetas! Eles colocaram em suas bancas itens excêntricos, fúteis, interessantes, divertidos e bizarros, mas todos eles com o mesmo objetivo: fazer grana.
Dessa forma, queremos relembrar alguns dos mais bizarros produtos de merchandise do rock e metal. É evidente que existem muitos outros itens, mas os listados abaixo chamaram a nossa atenção pela cara de pau das bandas.
Bigode falso – Weezer
A banda favorita de quase todos os nerds teve a pachorra de colocar à venda um conjunto de bigodes falsos. A gente sabe que alguns nerds carecem de pelo facial, mas, jogar isso na cara da galera, aí é um esculacho. O grupo vendia o acessório em seu site oficial por dez dólares.

Corda de Air-Guitar – KISS
Quando a gente fala que tem produto engana trouxa não é só força de expressão, não! Anos atrás, a banda mais quente do mundo resolveu vendar cordas de air guitar. Pelo valor de 3,99 dólares, você adquiria um pedaço de papelão, com um saco plástico vazio. O negócio era tão safado que não servia nem para colocar o lixo de casa ou do escritório, pois era saco plástico minúsculo.

Brinquedo sexual – Ghost
Em maio deste ano, o grupo sueco lançou um brinquedo sexual, cuja inspiração foi o Papa V Perpetua. Com o nome de Ghildo, o produto, que fez parte da coleção Dia das Mães da banda, mede cerca 18 cm de comprimento e possui 5 cm de circunferência.
De acordo com a banda, o brinquedo de silicone roxo vem em uma atraente bolsa de veludo com cordão e apresenta o rosto de Papa V Perpetua no que pode ser melhor descrito como a ponta do negócio. O Ghildo está saindo ao valor de 129,99 dólares.

Mais brinquedo sexual – Ghost
Bem antes do Ghildo, o Ghost já havia se aventurado pela área picante, por assim dizer! Os suecos colocaram à venda o box Phallos Mortuus, o qual vinha com um dildo no formato do personagem Papa Emeritus. Ele vinha embrulhado como se fosse em uma Bíblia. Eles também comercializaram um plug anal de bronze.

Calcinha – KISS
As mentes criativas de Gene Simmons e Paul Stanley sempre funcionaram a mil por hora para fazer dinheiro! Sendo assim, qualquer coisa, literalmente, vira possibilidade de faturar uma grana nas mãos dos caras. E para mostrar o quanto amam o público feminino, eles criaram a calcinha do KISS.
O produto, que foi vendido durante a turnê do álbum Hot in the Shade, vinha com os dizeres “KISS This” na parte de trás e o logotipo da turnê na frente.

Morcego de pelúcia – Ozzy Osbourne
No ano de 2019, para marcar o décimo sétimo aniversário do famoso incidente de ter mordido a cabeça de morcego, o saudoso Príncipe das Trevas colocou na praça um boneco de pelúcia para levantar uma prata em cima do incidente.
O brinquedo, que apresenta o logotipo de Ozzy Osbourne e possui uma cabeça removível com velcro, custa 40 dólares e está até hoje à venda no site oficial do cantor.

Ouija – Ozzy Osbourne
Para quem deseja evocar o capeta e seus asseclas, o Ouija do Madman é a ferramenta perfeita! O produto saiu na época da Scream Tour, mas, como fez sucesso, voltou ao mercado em 2017. Em sites como eBay ainda é possível encontrá-lo por um preço nada atraente.
Como falamos anteriormente, este tipo de tabuleiro é usado tradicionalmente por quem acredita na comunicação com as forças externas ao mundo material, ou seja, os espíritos desencarnados zombeteiros. Portanto, se esta não é a sua pretensão, é aconselhável passar bem longe da Ouija do Príncipe das Trevas.

Banco imobiliário – Metallica
A empresa da dupla James Hetfield e Lars Ulrich também se aventurou no mundo dos produtos inusitados. Por 39,99 dólares é possível adquirir o Banco Imobiliário do Metallica e reunir molecada na sala para passar o tempo.
As peças incluem a Dama da Justiça, um caixão do Death Magnetic, uma cadeira elétrica de Ride the Lightning, uma cruz de Master of Puppets, um vaso sanitário do Metal Up Your Ass e outros itens da história da banda.

Via: Rockbizz
