Fernanda Lira, vocalista e baixista da banda Crypta, enfrentou uma crise estomacal severa durante a atual turnê europeia e precisou de atendimento hospitalar. A banda realizou o show de Audincourt, na França, na última quarta-feira, 7, sem a presença da frontwoman, conforme relado nas rede sociais.
Mais tarde, Fernanda Lira postou um stories relatado que estava “bem melhor” e agradecendo o apoio dos fãs, prometendo explicar sobre o ocorrido.
Então, a vocalista publicou um vídeo a respeito do assunto no último sábado, 10. Como relatado por Fernanda, tudo começou quando membros da equipe do grupo pegaram uma virose [Transcrição via Igor Miranda]:
“Tudo começou quando algumas pessoas na turnê tiveram uma intoxicação alimentar. É uma coisa que acontece com a gente, porque cada dia estamos num país e cada país tem comidas diferentes, bactérias diferentes, água diferente, não tem como a gente controlar. Só que depois de um tempo a gente descobriu que não foi apenas uma intoxicação alimentar, foi uma virose, que acabou passando para algumas outras pessoas ao longo dos dias.”
A musicista relatou que começou a passsar mal durante o show em Lisboa, no dia 2 de maio, então procurou o primeiro atendimento médico:
“Eu fui a última do grupo a pegar essa virose. Foi realmente muito pesado pra mim. Eu comecei a me sentir mal depois do show de Lisboa. Na verdade, durante o show eu quase desmaiei, tive muita ânsia, muita tontura, muita fraqueza. Depois do show, muita diarreia e um mal estar geral extremo, com febre a noite inteira. Então, eu fui pro hospital pra tentar receber uma medicação pra me recuperar, pra ajudar pra eu poder fazer o show em Madrid e acabou funcionando.”
Fernanda Lira relata momentos de mal estar extremo
Ela conseguiu ficar relativamente bem, se apresentando em Madri, na Espanha, no dia 3. Porem, durante a madrugada, o mal-estar voltou bem mais forte, incluindo diarreia e um “vômito preto”. Por isso, Fernanda decidiu voltar ao hospital, o que impossibilitou que tocasse a banda:
“[…]. Eu fiquei mais de 9 horas no hospital. E aí por isso que tomamos a decisão de o show acontecer sem a minha presença, porque eu não tinha a menor condição de estar naquele palco, entregar um show. E depois dessas 9 horas de atendimento e tratamento, eu finalmente tive diagnóstico.”
Além da gastroenterite viral, a artista desenvolveu uma inflamação aguda no estômago. Mas agora, a condição está sob controle.
Por fim, Fernanda ressaltou que não há atendimento público na Europa, como temos no Brasil. Também disse que só conseguiu atendimento médico devido ao seguro de saúde feito pela banda:
“Vi que já chegaram comentários das pessoas perguntando se usei o SUS e não, não usei o SUS, porque aqui fora não tem sistema público de saúde gratuito, como felizmente a gente tem no Brasil. Eu só consegui ser atendida porque a gente sempre faz seguro de viagem pra banda, porque não existe tratamento gratuito aqui.”
LEIA TAMBÉM: Crypta anuncia turnê pelo Brasil com ‘In The Other Side Tour’
Via: Wiki Metal