É inegável que o Black Sabbath é uma das bandas mais significativas para o começo do heavy metal. Mas, mesmo sendo pioneira e percursora nesse sentido, ainda teve muita influência outros artistas e sonoridades.
Durante entrevista recente para o programa de rádio The Rocker Morning Show, Geezer Butler, baixista da banda, falou um pouco sobre os artistas que o inspiraram e como isso refletiu no Black Sabbath. De acordo com a Blabermouth, Butler explicou que, assim como Ozzy Osbourne, os Beatles foram uma banda fundamental para ele.
“Foram uma influência enorme, porque não havia ninguém como eles na época. Até então, era, tipo, meus irmãos gostavam de Elvis [Presley], Eddie Cochran e Buddy Holly, esse tipo de coisa. E não havia [bandas de rock] inglesas de verdade… Quando os Beatles apareceram, eles tinham um som completamente original”. Ele continuou: “E assim que os Beatles fizeram sucesso, então vieram os Rolling Stones, os Kinks, The Who, Herman’s Hermits, toda uma explosão da música pop britânica”.
Os Beatles criaram o heavy metal?
Há uma recorrente discussão acerca do fato da banda de Paul, John, George e Ringo ter sido a responsável pelo início do heavy metal. Tanto Geezer Butler quanto o guitarrista Tony Iommi já admitiram em entrevistas anteriores que a influência dos Beatles foi necessária para o surgimento do estilo musical como conhecemos hoje.
Canções como “Helter Skelter”, considerada por Paul McCartney a mais pesada da banda, ou “Taxman”, são exemplos perfeitos do início do gênero. John Lennon até se refere à “Ticket To Ride”, em entrevista à David Sheff, da Playboy, como a primeira música de heavy metal do mundo.
LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: Geezer Butler é favorável a uma última apresentação com membros originais
Via: WikiMetal