A famosa guitarra Kramer Ad do saudoso Eddie Van Halen tornou-se uma das mais caras já vendidas em leilão.
Devido à sua importância, a guitarra recebeu um valor alto, mas acabou superando as expectativas e foi vendida por US$ 2.734.000 (aproximadamente R$ 14.800.000) nesta sexta-feira (24 de outubro).
Em agosto, a Sotheby’s anunciou que venderia uma das guitarras Van Halen de maior prestígio já leiloadas. O instrumento, construído no início da década de 1980, foi um dos primeiros da marca Kramer que Van Halen construiu e utilizou.
A Kramer também foi uma das primeiras construções em que a marca e o Van Halen colaboraram, e foi modelada com base no icônico Frankenstein do Van Halen, mantendo a paleta de cores listrada em preto/vermelho/branco do original de seis cordas.
De acordo com relatos da Sotheby’s, a guitarra foi construída por volta de 1982 e foi usada nos palcos entre 1982 e 1983, em locais como Brasil, Argentina e Venezuela.
Na época do anúncio do leilão, Chris Gill – especialista da EVH e autor de Eruption: Conversations with Eddie Van Halen – corroborou a procedência da Kramer, confirmando que ela havia sido tocada durante esse período.
Gill contou à Guitar World que a guitarra Kramer Ad foi usada durante os shows no Philadelphia Spectrum nos dias 19 e 20 de outubro, e durante toda turnê sul-americana do Van Halen, em janeiro e fevereiro de 1983.
“Esta guitarra é conhecida como ‘Guitarra Kramer Ad’ entre os nerds do Van Halen”, disse Gill.
“É um instrumento icônico, símbolo do crescente apoio de Ed à Kramer, que impulsionou a empresa a um sucesso incrível, permitindo que se tornassem brevemente a fabricante de guitarras elétricas mais vendida em meados dos anos 80, com vendas superiores até mesmo às da Fender”, completou.
Via: Rockbizz
