Menu

Há 50 anos Steve Harris presenteava o mundo com a criação do Iron Maiden

1 mês ago


Há 50 anos Steve Harris presenteava o mundo com a criação do Iron Maiden! Isso mesmo, em meio aos comes e bebes do Natal, o baixista deu os primeiros passos para o nascimento do menino Maiden.

No começo foi um entre e sai grande de integrantes, o que provocou uma demora de cinco anos para que o debute autointitulado saísse. O EP The Soundhouse Tapes, contudo, chegou ao mercado em 09 de novembro de 1979, mas contava com apenas três canções: Iron Maiden, Invasion e Prowler, e o mascote Eddie também não era a estrela da capa.

Antes de criar o Iron, Harris tocou baixo em outras duas bandas: Gypsy’s Kiss e Smiler, mas ficou pouco tempo por conta das famosas diferenças musicais e por considerar os conjuntos nada profissionais.

O nome do grupo teve inspiração no filme The Man in the Iron Mask – O Homem da Máscara de Ferro – de 1939. No entanto, havia outra banda com o nome de Iron Maiden, mas Steve pouco ligou, registrou o nome e encerrou a possível disputa nos tribunais.

A primeira formação contava com Dave Sullivan (guitarra), Terry Rance (guitarra), Ron “Rebel” Matthews (bateria), Paul Day (vocal) e o chefe Steve Harris.

Essa formação não durou muito, pois o cantor ganhou uma justa causa por falta de presença de palco. Dennis Wilcock, ex-companheiro de Harris no Gypsy’s Kiss, substitui Day em 1976. O cantor, que tinha grande influência do KISS, usava pintura facial nos shows. Ele também foi responsável por trazer o guitarrista Dave Murray para a banda.

As tensões entre os caras aumentaram, o que levou Steve a dissolver temporariamente a banda em 1976. Pouco tempos depois, no entanto, o The Boss voltou aos trabalhos com outros músicos até encontrar um núcleo relativamente sólido por volta de 1978, com Dave Murray e Paul Di’Anno, no vocal.

A primeira formação de estúdio era composta por Steve Harris, Paul Di’Anno, Dave Murray e Doug Sampson. Eles gravaram a demo Soundhouse Tapes em 1979, a qual vendeu cinco mil cópias em poucas semanas.

O material garantiu aos músicos um contrato com a EMI. Em 1980, o álbum de estreia saiu com outra formação: Clive Burr no lugar de Doug Sampson e a presença do segundo guitarrista, Dennis Stratton.

O resto, como dizem, é história! São milhões de discos vendidos, turnês nos quatro cantos do globo e um lugar para lá de cativo no hall dos maiores nomes da música contemporânea.



Via: Rockbizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *