A lenda do Black Sabbath, Tony Iommi, disse que o Hard Rock Cafe não devolverá sua valiosa guitarra Gibson “Monkey” SG de 1964, embora o acordo original lhe desse a opção de comprá-la de volta. Infelizmente, a pessoa que fez o acordo com o guitarrista já faleceu, tornando a situação particularmente difícil.
A Gibson “Monkey” SG talvez seja a guitarra mais icônica de Iommi, pois ele a tocou nos primeiros álbuns do Black Sabbath, todos considerados obras lendárias.
Iommi explicou a situação em uma nova entrevista para a Guitar World: “O cara que costumava comprar memorabilia para o Hard Rock veio à Inglaterra e me visitou. Ele queria comprar algumas coisas e eu disse que tudo bem. Eu aposentei a Monkey SG porque ela era muito valiosa para mim; eu não queria levá-la para a estrada e correr o risco de danificá-la”.
E acrescentou: “Ele se ofereceu para comprá-la e pareceu uma boa ideia porque a guitarra poderia ser exibida para várias pessoas e mantida em segurança, em vez de ficar em um estojo em algum lugar do meu depósito. Mas o acordo era que se eu a quisesse de volta, eu poderia avisá-lo e comprá-la de volta pelo mesmo preço. Parecia justo, um bom negócio”.
“De qualquer forma, ele faleceu”, o músico continuou. “Tentamos entrar em contato com o Hard Rock para recuperá-la e eles não sabiam de nada sobre o acordo”.
No entanto, alguns anos atrás, o Hard Rock Cafe emprestou a guitarra para que Iommi e Gibson pudessem fazer uma tiragem exclusiva de réplicas Monkey SG, incluindo uma edição muito limitada que correspondia exatamente às mesmas especificações.
“Eles fizeram as réplicas; acho que fizeram cerca de 50 e eu tenho duas”, disse Iommi. “Devo dizer que elas são exatamente como aquela que eu tinha e são as que eu usei no estúdio”.
Enquanto a original permanece em posse do Hard Rock Cafe, os fãs podem comprar os modelos signature via Reverb. Assista a um vídeo promocional abaixo:
Via: RockBizz