Desde 2022, o guitarrista Jack Clark está trabalhando com o Jethro Tull, inclusive aparecendo nos créditos do novo álbum do grupo, Curious Ruminant, que saiu em março de 2025. O estilo de Clark está bem evidente e as inspirações são Black Sabbath e Led Zeppelin e nomes virtuosos das seis cordas como Eric Johnston e Guthrie Govan.
No entanto, o vocalista e flautista Ian Anderson pediu para o novo guitarrista do Jethro Tull não se tornar Yngwie Malmsteen. O guitarrista sueco é famoso pela velocidade, arpejos, sweeps e pelo predomínio das escalas menores harmônicas nas suas criações.
“Este é o primeiro LP de Jack Clark conosco, mas ele já havia tocado com o Jethro Tull diversas vezes”, disse Anderson em entrevista à revista Classic Rock. “Ele chegou a substituir David Goodier quando David estava se recuperando de uma cirurgia e depois John O’Hara, tocando alguns teclados, mas na segunda guitarra. Jack é um ótimo guitarrista solo”.
Ian acrescentou: “Neste disco, ele me impressionou com solos de guitarra inteligentes e precisos, que contêm muitas semicolcheias nos lugares certos. Jack também não tem medo de prolongar uma nota. Isso foi algo a qual enfatizei para ele quando entrou para a banda: ‘Se você estiver tocando um solo de guitarra de dezesseis compassos, por favor, não se transforme em Yngwie Malmsteen ou Joe Satriani’”.
Este conselho reflete a preferência de Anderson por um trabalho de guitarra profundo e em conexão íntima com as canções, e não como um mera oportunidade de tocar frases e licks a 200bpm.
Via: Rockbizz
