Em uma entrevista ao produtor e CEO da Modern Drummer, David Frangioni, o ex-baterista do Sepultura e atual Cavalera Conspiracy, Igor “Iggor” Cavalera, foi questionado sobre o nome de seus heróis da bateria.
Apesar de ter vários bateristas como inspiração, o músico não pensou muito para responder: “Meu principal herói na bateria sempre foi o Bill Ward, do Black Sabbath. Ele é o cara. Tenho muitos heróis na bateria, mas se eu tivesse que escolher uma pessoa que define para mim todas essas coisas, sobre ser criativo em um estúdio, tocar ao vivo com tanta energia, é o Bill”, reverencia ele.
Igor teve a felicidade de ver Bill ainda ativo com a banda que o consagrou (transcrição via Blabbermouth.net).: “Eu o vi muitas vezes ao vivo e tenho uma de suas bandanas, que ele me deu depois que se apresentou com o Sabbath. Então, guardo isso como um tesouro para o resto da minha vida. Tive o prazer de vê-lo tocar perto do fim da carreira, é claro, e ele é uma força criativa incrível. Ele estava fazendo coisas que nos inspiram como brasileiros, como fazer congas, fazer overdubs com percussão com o Sabbath. As pessoas dizem, ‘Ah, você praticamente criou toda essa coisa tribal [misturada com metal]’, e eu digo, ‘Não, há muitas outras pessoas fazendo coisas que me levaram a esse caminho’. E Bill Ward é definitivamente um desses caras. Ele é super mente aberta. Você consegue ouvir heavy metal, jazz e coisas latinas com ele. Então ele é o meu cara.”
Igor continuou dizendo que Bill “levou adiante” a bateria, para além de ser só um instrumento percussivo: “Sempre digo a muitos amigos, familiares e fãs — a técnica, claro, é uma coisa linda, mas é levar a bateria a se tornar algo divertido de se fazer”, acrescentou. “Eu quero me divertir na minha bateria. E eu consigo ver que Bill tinha esse prazer quando tocava. Ele batia nas coisas e era pura energia. Eu prefiro isso do que a questão técnica de estar tão estressado que você percebe que a pessoa não está realmente se divertindo enquanto toca”, define ele.
Outras inspirações e trabalhos atuais
Na mesma entrevista à Modern Drummer, Igor Cavalera falou sobre outros bateristas que tiveram um grande impacto em sua trajetória: “Tenho uma lista enorme. Claro que Stewart Copeland [do The Police] também é uma grande influência. Como latino, cresci tocando samba e todos esses ritmos, e ver alguém como ele trazendo isso para o mundo pop — estamos falando de alguém que [teve] hits fazendo coisas malucas na bateria, misturando estilos jamaicanos e coisas assim, com uma atitude punk. Então, ele também é outro inovador, na minha opinião, que realmente me influenciou de muitas maneiras”, diz.
Em fevereiro de 2025, Igor iniciou uma turnê solo pelo Reino Unido, durante a qual apresentou música eletrônica do repertório de sua discografia solo, inspirada nos diversos subgêneros de avant-garde, drone, industrial e noise. Junto com seu irmão mais velho, Max Cavalera, Igor é membro fundador da banda brasileira de thrash metal Sepultura. Atualmente, Igor é baterista do Cavalera, Cavalera Conspiracy, Soulwax, Petbrick e outros projetos. Cavalera também integra a dupla de DJs Mixhell, projeto de música eletrônica que fundou com sua esposa, Laima Leyton, em 2006. Com esse duo, ele excursionou pelo mundo, apresentando-se em festivais europeus como Glastonbury, Bestival e Reading.
Confira a entrevista de Igor Cavalera para a Modern Drummer:
LEIA TAMBÉM: Igor Cavalera explica o uso de imagens demoníacas no início do metal brasileiro
Via: Wiki Metal