Mestra e doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Julia Ourique vai lançar o livro Feminismo na Indústria da Música em 7 de maio de 2025. O lançamento será no Espaço Multifoco, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
De acordo com a autora, Feminismo na Indústria da Música aborda os diferentes aspectos da inserção entre feminismo, artivismo e mercado musical.
“O livro é pioneiro ao investigar o feminismo na indústria da música brasileira. Durante a minha carreira no jornalismo, acompanhei uma série de limitações em relação ao espaço da mulher no mercado da música, principalmente instrumentistas”, explicou Julia.
“Este lançamento busca trazer a discussão para a sociedade, sobre como estamos tratando as mulheres que participam da indústria e continuam a ter o seu trabalho invisibilizado. Dentro desta questão, analiso no livro a possibilidade de o feminismo ser essa ferramenta para a mudança”, completou.
Feminismo na Indústria da Música é dividido em três capítulos. O primeiro, introduz uma historiografia do feminismo no Brasil, com ênfase na presença de mulheres no mercado da música brasileiro. Em seguida, apresenta e aprofunda o conceito de ativismo nas artes, ou artivismo – forma de ativismo que usa a arte para expressar ideias e reivindicar causas sociais.
Já o segundo capítulo, ela examina as transformações na indústria fonográfica, com destaque para a atuação e a mobilização das mulheres no mercado da música.
Por fim, a última parte do livro se concentra no estudo de caso do selo musical PWR Records, explorando sua trajetória e o modo como articula, na prática, os valores feministas com as dinâmicas do mercado musical.
Via: RockBizz