“King For A Day” é uma das, se não a principal, música do Pierce The Veil, tornando-se hino de toda uma geração, com letra emblemática e instrumental pesado.
A faixa é uma colaboração da banda com Kellin Quinn, do Sleeping with Sirens, e traz vocais agudos e característicos, além de uma sonoridade voltada ao post-hardcore, com linhas de bateria marcadas.
A música integra o terceiro álbum de estúdio da banda, Collide With The Sky (2012) e simbolizou um marco na carreira do Pierce The Veil, uma vez que Quinn já era um nome bastante reconhecido dentro da cena.
“King For A Day” quebrou barreiras e chegou a alcançar a posição 29 da Billboard Digital Rock Sounds, nos Estados Unidos (via Downstage).
O hino da juventude
Como já dito, a música é muito bem trabalhada e elaborada, de maneira que ela torna-se viciante e sua repetição é inevitável.
A melodia frenética que a faixa leva tem tudo a ver com a sua letra, de maneira que traz temas como descontentamento e revolta.
O principal momento em que isso melhor aparece é durante o refrão. Mas um pouco antes dele, há a frase “você quer um mártir? Eu serei um”, simbolizando a aflição vivida pela pessoa.
Ao falarmos sobre o refrão, há uma ideia de cansaço acerca de tudo que tem sido vivido pelo personagem. Como ele mesmo diz, está cansado de implorar por aquilo que deseja e de dormir como um cachorro no chão.
A parte do cachorro, obviamente, não é literal, mas sim no sentido figurado, expressando uma relação de descaso.
A partir disso, é possível compreender uma ideia de desgaste e chateação. Isso é refletido justamente em uma juventude que está cansada de ser colocada de lado e pouco valorizada.
A ideia de “rei por um dia” representa essa questão: a vontade de viver bem por um dia, não necessariamente com regalias e exageros, mas sim de serem ouvidos e compreendidos, tendo o controle de suas vidas.
Há também uma percepção de liberdade e as vozes de Vic Fuentes e Quinn complementam-se perfeitamente, criando uma dualidade e contraste interessantes.
Intoxicação, paranoia e fama são elementos citados na letra, outros temas bastante ligados à juventude, em especial, aquela que enfrenta problemas e tem dificuldade para lidar com eles.
O trecho que antecede o final aborda essa questão de não ter poder de fala, e uma relação com a morte que pode ser polêmica, uma vez que ele fala “Morrer é um presente, então feche seus olhos e descanse em paz”.
“King For A Day” se encerra com a frase “Preferimos morrer do que viver enferrujando no chão” reforçando, mais uma vez, a necessidade de ter algum valor e significado em vida, e não ter uma existência sem sentido.
Assim como outras músicas, essa também está aberta para diferentes interpretações. Uma outra ideia que pode ser feita dela é a partir de um relacionamento tóxico entre duas pessoas.
A primeira parte da faixa evidencia isso. Quando ele fala sobre ser desafiado a pular de uma ponte, afirma que o outro “nunca teve uma noite de sexta como esta”, que pode estar interligado a algo intenso e até mesmo insano. O pré-refrão fala sobre chegar ao máximo, ao limite, afirmando, até mesmo, que “O pensamento de você não é divertido”.
Ao falar que “Terminamos” a letra segue para gerar uma reflexão – literalmente – em que ele chega a conclusão de que não é mais aquilo que ele quer. O fato de estar “cansado de implorar pelas coisas que eu quero” também é um indicativo de um relacionamento que já não vai bem há algum tempo.
Ele não tem nem certeza de que ama “a coisa”, mas crê que ela o trará dor. Ele a chama de púbere rainha do drama, de forma possivelmente pejorativa, reafirmando o quão mal essa relação lhe faz.
Há também uma ligação do trecho que fala sobre “Intoxicação, paranoia e muita fama”, já que a relação o faz enjoado e isso só piora quando ele bebe, podendo haver uma conexão entre ansiedade, depressão e alcoolismo.
Mas via de regra, “King For A Day” tornou-se um hino da juventude em busca de uma maior liberdade e reconhecimento por parte de uma sociedade que tende a menosprezar os sentimentos dos mais novos.
Pierce The Veil vem ao Brasil nos dias 14 e 16 de dezembro para a realização de dois shows, um em Curitiba e outro em São Paulo. Os ingressos já estão à venda pelo site da Ticketmaster e nas bilheterias físicas oficiais.
LEIA TAMBÉM: Pierce The Veil lança cover de “Karma Police”, do Radiohead
Via: Wiki Metal