Menu

Led Zeppelin: Jimmy Page volta a ser processado por Dazed and Confused

Rock Bizz 4 horas atrás


Jake Holmes está processando Jimmy Page novamente pelos créditos na composição de Dazed and Confused, do Led Zeppelin. Além do guitarrista, a Sony Pictures também foi citada no processo por creditar a faixa incorretamente no documentário Becoming Led Zeppelin.

A queixa foi apresentada em um tribunal federal da Califórnia e alega violação de direitos autorais e quebra de contrato. O músico alega que duas gravações antigas da canção foram incluídas no filme sem permissão ou pagamento.

Page e os outros réus “infringiram intencionalmente a composição de Holmes ao alegar falsamente que a composição de Holmes é a composição de Page”, de acordo com o processo, “ao pretender licenciar o uso da composição de Holmes no filme como se fosse a composição de Page e ao cobrar taxas de licenciamento pelo uso da composição de Holmes no filme”.

Holmes disse que uma ordem de cessar anterior havia sido ignorada. Ele havia entrado com um processo por violação de direitos autorais em 2011, depois que Page assumiu o crédito exclusivo pela música por décadas, primeiro com The Yardbirds e depois com o Led Zeppelin. O colega de Page no The Yardbirds, Jim McCarty, disse que eles ouviram a música original de Holmes pela primeira vez quando abriram para o grupo em 1967.

“Dazed and Confused é uma música com uma ótima história de rock ‘n’ roll”, disse McCarty em 2013. “Tocamos com Jake Holmes em Nova York quando tínhamos a última formação – Jimmy, Keith [Relf], Chris [Dreja] e eu – e estávamos procurando músicas, já que grande parte da química criativa do grupo havia sofrido com a saída de Paul [Samwell-Smith] e Jeff [Beck]”.

“Fui aos bastidores para assistir à apresentação e ouvi algumas músicas folk bem agradáveis”, acrescentou McCarty. “Então eles tocaram essa música em tom menor com uma guitarra muito marcante, e eu imediatamente pensei que combinaria conosco. Fui a uma loja de discos em Greenwich Village, comprei o álbum do Jake e trabalhamos na nossa versão – que mais tarde seria gravada pelo Led Zeppelin, tornando-se um dos clássicos de todos os tempos”.

O processo de Holmes acrescentou que Page lançou várias outras versões ao vivo de Dazed and Confused sem os devidos créditos ou pagamento, incluindo em Yardbirds ’68, Live at the BBC Revisited e The Yardbirds: The Ultimate Live at the BBC, entre outros. O músico pede indenização de pelo menos US$ 150.000 (mais de R$ 850.000) por violação de direitos autorais.



Via: RockBizz

Comentar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *