Menu

Mike Pinder, fundador do Moody Blues, morre aos 82 anos

Wiki Metal 2 meses atrás


Mike Pinder do The Moody Blues

Mike Pinder, tecladista e fundador do The Moody Blues, faleceu aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada.

A notícia foi divulgada pela família do músico e pelo colega de banda e amigo John Lodge. Em uma declaração oficial, a família escreveu: “Michael Thomas Pinder morreu na quarta-feira, 24 de abril, em sua casa no norte da Califórnia rodeado de sua família”.

“A família de Michael gostaria de compartilhar com seus amigos próximos e fãs atenciosos que ele faleceu pacificamente. Seus últimos dias foram repletos de música, rodeados pelo amor de sua família. Michael viveu sua vida com uma admiração infantil, trilhando um caminho profundamente introspectivo que fundiu a mente e o coração.”

A declaração continua: “Ele criou sua música e a mensagem que compartilhou com o mundo a partir de um lugar espiritualmente fundamentado; como ele sempre dizia: ‘Mantenha a cabeça acima das nuvens, mas mantenha os pés no chão’. Sua essência autêntica elevava todos que entravam em contato com ele. Suas letras, filosofia e visão da humanidade e de nosso lugar no cosmos tocarão as gerações futuras.”

“Todo o amor possível vai da família Lodge para a família de Mike hoje… RIP”, escreveu John Lodge.

Justin Hayward, que contribuiu com vocais e guitarras para o Moody Blues de 1966 até sua dissolução em 2018, acrescentou: “Mike era um músico nato que conseguia tocar qualquer estilo de música com carinho e amor. Sua re-imaginação e reconstrução (literalmente) do Mellotron nos deu nosso som inicial identificável. Ele foi uma grande parte da minha jornada musical. Minhas sinceras condolências à sua amorosa e dedicada família.”

Pinder foi o último membro fundador sobrevivente da banda. Clint Warwick, o baixista original, morreu em 2004, e o vocalista e flautista Ray Thomas morreu em 2018. Graeme Edge, que era o baterista original do grupo faleceu em 2021, e o guitarrista original Denny Laine morreu no ano passado.

Pinder ajudou a formar o Moody Blues em 1964, e embora o grupo tivesse um sucesso inicial com “Go Now” só três anos depois a banda começou a ganhar fama. A essa altura, Justin Hayward e John Lodge substituíram Laine e Warwick respectivamente, e seu som R&B inicial evoluiu para um território mais progressivo.

Além de seu trabalho com a banda, Pinder também se destacou como defensor da tecnologia, principalmente por seu trabalho pioneiro com o Mellotron, um teclado eletromecânico (via Louder).

Ele também teve uma carreira solo com os ábuns The Promise (1976), Among The Stars (1994) A Planet With One Mind (1995). Ele se mudou para a Califórnia em meados dos anos 70, enquanto o Moody Blues estava em um hiato, e foi substituído pelo ex-tecladista do Yes, Patrick Moraz.

Mais recentemente, ele foi incluído no Rock and Roll Hall Of Fame como The Moody Blues em 2018.



Via: WikiMetal