O Mudvayne assinou contrato com a Alchemy Recordings para o lançamento de novas músicas. A Alchemy é uma gravadora criada em parceria entre Dino Paredes, ex-vice-presidente de A&R da American Recordings, e Danny Wimmer, fundador da Danny Wimmer Presents, principal produtora de festivais de rock dos Estados Unidos. Outros artistas da Alchemy incluem Staind, Chevelle e a carreira solo de Serj Tankian.
A notícia do acordo foi revelada em uma publicação no Instagram por Wimmer, que compartilhou um pequeno vídeo do vocalista do Mudvayne, Chad Gray, confirmando que novas músicas dele e de seus companheiros de banda estão chegando. Wimmer escreveu na legenda:
“Tive que colocar @chadnesss @mudvayne em uma situação difícil porque tive dificuldade para fazê-lo anunciar, e aqui está… e está chegando pela minha gravadora ‘alchemy’ e meu parceiro @riserecords. Orgulhoso de fazer parte deste próximo capítulo” (transcrição via Blabbermouth).
Novidades sobre o novo álbum
Gray também falou sobre o novo material do Mudvayne durante uma entrevista com a SiriusXM Octane, realizada no Welcome To Rockville no dia 18 de maio, em Daytona Beach, Flórida.
A esposa de Chad, Shannon Gunz, que é apresentadora de rádio em vários canais da SiriusXM, interveio durante o bate-papo, dizendo: “A primeira vez que ouvi [as novas músicas do Mudvayne] — e essas são mixagens brutas — eu estava literalmente chorando no sofá”, diz ela.
A banda não lança nenhum material novo desde 2009, quando saiu o autointitulado disco. Isso significa que mais de uma década e meia se passou sem uma única música nova do Mudvayne. E para aumentar a ansiedade dos fãs, apesar da euforia do anúncio, ainda não há previsão de lançamento de um novo single ou álbum.
Processo de criação de novas músicas
Em julho de 2024, Pablo, da rádio 93X de Minneapolis, Minnesota, perguntou a Gray se ele e seus companheiros de banda haviam feito algum “compartilhamento de arquivos” para criar suas novas músicas. Chad respondeu na época: “Já fizemos praticamente de todas as maneiras possíveis até agora. Mas fizemos alguns compartilhamentos de arquivos e coisas assim. Greg [Tribbett, guitarra] enviou alguns riscos e depois Matt [McDonough, bateria] — porque Matt faz muita música ambiente sozinho, então ele definitivamente sabe programar.
“Então ele programou a bateria e, obviamente, quando eu entendi isso… Tudo o que eu preciso é basicamente o riff de guitarra e posso começar a sentir a melodia, a direção da letra e coisas assim. Não preciso necessariamente da coisa toda. Posso ter apenas uma coisa bem básica para começar a escrever… Mas terei os detalhes práticos e, no fim das contas, é disso que se trata o compartilhamento de arquivos. É sobre ter os detalhes práticos do que você quer fazer. E a partir daí você vai para o estúdio e faz os ajustes, adiciona harmonias, camadas e overdubs, e pode enlouquecer e, torná-lo realmente especial”, explica Chad.
Também para a 93X, falando sobre a pressão que ele e seus companheiros de banda sentem para fazer música de qualidade alta o suficiente para corresponder às expectativas dos fãs, Chad disse:
“Honestamente, cara, se fôssemos para um estúdio e gravássemos algo, se cada pessoa da nossa equipe — nós, o produtor, nosso empresário, nosso advogado — se todos da nossa equipe não estivessem pulando de alegria e comemorando, então não valeria a pena lançar. Sou só eu — eu só quero lançar coisas boas pra caralho. E com coisas boas, [quero dizer] atemporais. Você quer criar música atemporal, e você tem que se perguntar: ‘Isso é atemporal? Isso é música atemporal ou é uma moda passageira?”, sinaliza o vocalista.
Longevidade e novas perspectivas
O Mudvayne foi formado em 1996 e vendeu mais de seis milhões de discos em todo o mundo, conquistando disco de ouro por três álbuns (L.D. 50, The End Of All Things To Come e Lost And Found). A banda é conhecida por sua experimentação sonora, arte de álbum inovadora, pintura facial e corporal, máscaras e uniformes. Gray passou 15 anos à frente do Hellyeah, que lançou seu sexto álbum de estúdio, Welcome Home, em setembro de 2019 pela Eleven Seven Music.
O disco marcou o último trabalho do grupo com o baterista Vinnie Paul Abbott (ex-Pantera), falecido há sete anos. A banda passou recentemente pelo Brasil, no Knotfest 2024 e não fez turnê para divulgar seu quinto álbum, que teve pouca divulgação e vendeu pouco após o lançamento. Esse novo acordo com uma gravadora de representação mundial representa a nova fase e novas perspectivas para os veteranos.
LEIA TAMBÉM: As bandas novas de metal soam todas iguais? Para Chad Gray do Mudvayne sim
Via: WikiMetal