Ozzy Osbourne afirmou que Black Sabbath nunca mais estará no palco novamente. Para quem não viu em outras oportunidades e nem conseguiu ingresso para o Back to the Beginning, show de despedida que acontecerá em 05 de julho, em Birmingham, Inglaterra, certamente não vai mais ter a chance de ver o Black Sabbath original ao vivo.
A revista Classic Rock #341, lançada em 23 de maio, traz um especial sobre essa despedida com a chamada para a The Farewell Interview (entrevista de despedida). Como Ozzy Osbourne declarou que será a última chance de ver a formação clássica e original em uma apresentação ao vivo:
“É muito importante. O Sabbath original nunca mais subirá ao palco junto. Desde o final dos anos 60, provavelmente somos uma das únicas bandas cujos membros originais ainda estão vivos e se comunicando”, diz o vocalista.
A despedida das despedidas
Como relembrou o Metal Sucks, na história da música pesada especialmente, quando uma banda diz que encerrou suas turnês, na maioria das vezes, isso não é 100% verdade. Em anos anteriores, o Black Sabbath mesmo anunciou uma turnê de despedida em 1999 e, ainda mais recentemente, sua The End Tour em 2016-2017.
Então, é justo que os fãs levem essa informação com certa desconfiança. Apesar de, dessa vez, parece ser realmente o show derradeiro. Isso porque a idade avançada dos integrantes e, especialmente, o estado de saúde de Ozzy nos últimos anos ser um dos maiores obstáculos para uma nova reunião da formação original além de julho de 2025.
Ainda assim, mesmo com o diagnóstico de Parkinson e sua restrição de mobilidade, o vocalista tem se preparado muito. Atualmente, tem publicando de tempos em tempos sua rotina de exercícios na preparação para esse show especial.
Adeus ao Black Sabbath por uma boa causa
Na entrevista à Classic Rock, o guitarrista do Sabbath, Tony Iommi, admite que estava relutante em fazer outro show do Sabbath sete anos após a turnê The End: “Eu já tinha fechado a porta para isso”, diz ele. “Achei que [a turnê The End] seria o fim.”
Iommi se convenceu a fazer isso pelo fato de que os lucros seriam destinados a três instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice. Além da presença de Bill Ward, cujo lugar foi ocupado pelo baterista Tommy Clufetos nas duas últimas turnês do Sabbath. “Não faria sentido [fazer isso sem o Ward]”, diz Iommi. “Por ser a formação original, isso torna tudo mais formal. Então, não, eu não teria feito sem a formação original.” (transcrição via Loud Sound).
Muito contestado por não ter a agilidade e a firmeza nas baquetas como em anos anteriores, o próprio Ward, na entrevista à Classic Rock, disse estar muito feliz por se reunir com seus antigos companheiros de banda. “Meu trabalho é tocar com afinco”, diz ele. “É isso que eu faço. Sem menosprezar os outros, mas sou o baterista do Black Sabbath. Sempre fui e sempre serei”, certifica o músico.
O line up de Back to the Beginning
Desde que foi anunciado e a cada banda revelada no line up, a expectativa é gigante mesmo para quem não vai estar lá testemunhando a história. O show Back To The Beginning é encabeçado por Ozzy, que tocará um breve set antes de se juntar aos companheiros de banda do Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, para um breve set próprio.
Será a primeira vez que a formação original tocará junta em quase 20 anos. Ward se afastou de uma reunião em 2012 após uma disputa contratual. O show também conta com Metallica, Guns N’ Roses, Tool, Slayer, Alice In Chains, Pantera, Gojira, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons entre os convidados principais e outras diversas atrações já confirmadas.
LEIA TAMBÉM: Despedida Black Sabbath: preços dos hotéis em Birmingham aumentam 725%
Via: WikiMetal