Pearl Jam anunciou seu mais novo trabalho de estúdio e 12° álbum da carreira. A banda divulgou a múusica “Dark Matter”, que traz referência ao ícone do heavy metal King Diamond em sua letra.
A banda liderada pelo vocalista Eddie Vedder, é mais próxima ao rock e grunge do que com o heavy metal praticado pelo vocalista dinamarquês. E por isso essa referência jamais se pensaria que o Pearl Jam pudesse fazer, mas ambos os artistas são contadores de histórias. Pearl Jam trata de assuntos mais do cotidiano e experiências humanas, já King Diamond seja em sua brilhante carreira solo ou pela sua banda Mercyful Fate, trás temas mais voltados ao ocultismo, terror com pitadas satânicas.
A referência lírica, Eddie Vedder trás seu descontentamento com as pessoas sofrerem as consequências dos erros e ações dos outros. Duas partes abrem com: “Denounce the demigods / King diamond to discard” e “Renounce the demagogues / King diamond to discard.”.
A possibilidade de Vedder ter omitido o “of” na expressão e não ter usado King of Diamonds, que se trata de uma carta de baralho, ou pode ser uma questão de sílabas para não perder totalmente o significado. Ou foi somente uma forma sutil de citar King Diamond na letra da canção.
Escute a nova música do Pearl Jam no Player abaixo:
Mas os membros do Pearl Jam são fãs de metal?
Os membros da banda grunge de Seattle são ou não fãs de Metal não sabemos ao certo, pois depende de quais estilos se trata.
Em 2022 o vocalista Eddie Vedder se envolveu numa discussão em que, onde ele tinha feito algumas críticas ao hair metal, onde ele disse que “desprezava” o subgênero, logo Nikki Sixx baixista do Mötley Crue, deu uma resposta chamando o Pearl Jam de “uma das bandas mais chatas da história”. Vedder retrucou em uma apresentação no palco, onde zombou das acrobacias do baterista Tommy Lee em suas apresentações.
Stone Gossard guitarrista do Pearl Jam mais tarde confessou que ele, Jeff Ament (baixista) e Mike McCready (guitarrista), “são amantes do hard rock”, dizendo inclusive que comprou o primeiro disco por conta própria do Mötley Crue.
Em 2017, na indução Pearl Jam ao Rock and Roll Hall of Fame, o Ament usou uma camisa mostrando descontentamento com a entidade que não havia incluído até aquele momento alguns grandes nomes do Rock e Metal, entre eles o Slayer, Mötley Crue, Iron Maiden, Motörhead, Judas Priest, Dio e… King Diamond.
LEIA TAMBÉM: Pearl Jam: álbum novo é mais “pesado”, diz Mike McCready
Via: WikiMetal