O Pearl Jam lançou nesta sexta-feira, 19, o 12º álbum de estúdio, Dark Matter. O trabalho sucede Gigaton, de 2020.
A banda gravou o álbum com Andrew Watt, que também produziu o trabalho, durante um período de três semanas no Shangri-La Studios em Malibu, Califórnia, que chega hoje pela Monkeywrench Records/Republic Records.
Durante uma entrevista à Kyle Meredith With…, Stone Gossard comentou sobre a experiência de trabalhar com Watt em Dark Matter, e sugeriu que mais músicas estão por vir. “Acho que esse disco foi uma experiência energizante para todos”, disse o guitarrista. “Foi uma pequena jornada, mas trabalhar com Andrew… Acho que Andrew realmente fez a diferença por sua natureza natural como produtor e como fã. Seria legal fazer mais”.
Durante entrevista à MOJO Magazine, o vocalista Eddie Vedder comentou sobre o atual momento da banda: “Quanto mais velho você fica, melhor você vive no presente. O entendimento que você tem menos tempo é o maior número do quociente. O objetivo é continuar fazendo música”.
Pearl Jam está comemorando o lançamento de Dark Matter com uma grande turnê mundial em 2024. A banda iniciará o giro em Vancouver em 4 de maio, e então passará por diversas cidades nos Estados Unidos, antes de seguir para a Europa para uma breve lista de shows. Eles retornam aos EUA em agosto para completar a jornada.
Ouça o álbum logo abaixo.
Singles de Dark Matter
Antes do lançamento do álbum, o Pearl Jam disponibilizou três singles: a faixa-título, “Running” e mais recentemente “Wreckage”.
“Wreckage” mostra Eddie Vedder adotando um estilo de entrega semelhante ao de Tom Petty, abordando temas de sobrevivência e passagem do tempo. A melodia tem um toque acústico, mostrando a versatilidade do 12º álbum de estúdio da banda. Em contrapartida, “Running” é um ataque frenético de estilo punk, enquanto a faixa-título oferece um rock bombástico e hino.
Via: WikiMetal