O Pearl Jam acaba de lançar seu aguardadíssimo décimo segundo trabalho de estúdio, intitulado Dark Matter, via Monkeywrench Records/Republic Records. O álbum também já está disponível para pré-venda em www.umusicstore.com/pearl-jam.
Da abertura agitada de Scared of Fear até a expiração otimista do encerramento do álbum, Setting Sun, as onze faixas mostram os músicos trabalhando a todo vapor. Uma onda de energia perpassa esse corpo de trabalho amplificado por ritmo trovejante, solos de guitarra estratosféricos e vocais cheios de vitalidade. Produzido pelo produtor Andrew Watt, Dark Matter marca o primeiro lançamento da banda desde o aclamado Gigaton (2020).
O Pearl Jam preparou o terreno para Dark Matter com a faixa-título, lançada como single principal. Ela alcançou o primeiro lugar na parada Mainstream Rock Airplay da Billboard, onde permaneceu por três semanas, conquistando a primeiro #1 da banda nessa parada desde 1998. Também alcançou o primeiro lugar na Billboard Rock & Alternative Airplay Chart.
“Eu recomendo que ouçam alto, tipo muito alto mesmo.” – Eddie Vedder, sobre como escutar Dark Matter (via Alt 98.7).
“Neste disco, estamos todos na mesma sala ao mesmo tempo com o Andrew, olhando uns para o outros, tocando juntos.” – Mike McCready, sobre o processo de gravação de Dark Matter (via Goldmine).
Em comemoração ao Record Store Day (dia da Loja de Disco), o Pearl Jam realizou 180 festas de audição em 150 estabelecimentos dos EUA e 30 de outros países. Eddie Vedder e Jeff Ament, da banda, fizeram uma aparição surpresa especial na Easy Street Records, em Seattle, para o evento. Veja as fotos AQUI. A banda também está celebrando as lojas de discos independentes com o lançamento de uma edição especial de Dark Matter disponível apenas nas lojas participantes do Record Store Day. Obtenha mais informações e saiba quais lojas estão envolvidas no evento em www.recordstoreday.com.
Na terça-feira, 16 de abril, o Pearl Jam colaborou com a Abramorama para criar uma estreia global única de Dark Matter em mais de 45 países e 900 cinemas. Pearl Jam — Dark Matter — Global Theatrical Experience — One Night Only foi um imenso sucesso, com muitas salas de exibição lotadas e oferecendo sessões extras.
A embalagem do álbum Dark Matter traz um capa em pintura de luz (“light painting”) de Alexandr Gnezdilov. “Light painting” é uma forma artística de fotografia em que as imagens são criadas ajustando a exposição da câmera por um período prolongado e usando uma fonte de luz, como uma lanterna, para “pintar” no escuro. A arte da capa do álbum foi criada usando um grande caleidoscópio feito pelo próprio Gnezdilov. Cada letra visível na capa foi capturada individualmente e escrita à mão no ar com uma lanterna especialmente projetada para criar o efeito perolado.
Ouça Dark Matter abaixo:
Turnê mundial Dark Matter 2024
Em apoio a Dark Matter, o Pearl Jam sairá em turnê mundial este ano. É a primeira vez em que a banda anuncia um novo álbum e uma turnê simultaneamente. Também é a primeira vez em que o grupo revela todas as datas da turnê mundial de uma só vez. O tour abrange nove países e 25 cidades; começa na Rogers Arena, em Vancouver, no Canadá, e cobre grande parte da América do Norte, incluindo shows no Wrigley Field, Madison Square Garden, Fenway Park e a primeira apresentação em sua cidade natal em seis anos, na Climate Pledge Arena, em Seattle, a primeira arena do mundo a ter certificado zero de emissão de carbono.
A turnê continua até setembro com datas no Reino Unido e na Europa, incluindo a primeira apresentação no novíssimo e moderno Tottenham Hotspur Stadium, em Londres. Em novembro, vem o esperado retorno do grupo à Nova Zelândia e à Austrália.
Convidados especiais Deep Sea Diver (perna 1 da América do Norte), Glen Hansard (perna dois da América do Norte), The Murder Capital (Reino Unido e Europa), Richard Ashcroft (Dublin e London) e Pixies (Austrália e Nova Zelândia) serão atração de abertura nessas datas específicas.
Via: RockBizz