Rick Davies, vocalista e fundador da banda britânica Supertramp, morreu no sábado (6 de setembro) aos 81 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
Uma declaração nas redes sociais da banda diz: “Rick Davies, fundador, vocalista e compositor do Supertramp, faleceu no sábado, 6 de setembro, aos 81 anos, após lutar contra um mieloma múltiplo por mais de 10 anos”.
“Como coautor, juntamente com o parceiro Roger Hodgson, ele foi a voz e o pianista por trás das músicas mais icônicas do Supertramp, deixando uma marca indelével na história do rock. Seus vocais comoventes e seu toque inconfundível no Wurlitzer se tornaram a batida central do som da banda”, acrescentou.
“Após enfrentar sérios problemas de saúde, que o impediram de continuar em turnê como Supertramp, ele gostava de se apresentar com seus amigos da cidade natal, Ricky and the Rockets. A música e o legado de Rick continuam a inspirar muitos e comprovam o fato de que grandes músicas nunca morrem, elas continuam vivas”, finalizou.
Davies foi cofundador e colíder do Supertramp com Roger Hodgson. Ele cantou como vocalista principal e backing vocal, tocou teclado e escreveu algumas das maiores músicas da banda, incluindo Bloody Well Right, Goodbye Stranger e outras. A banda também é conhecida pelos sucessos de Hodgson, Give a Little Bit, The Logical Song e outros.
Davies e Hodgson formaram a principal dupla de compositores dos sete primeiros álbuns do Supertramp, desde o álbum de estreia homônimo de 1970 até …Famous Last Words… de 1982, muitos dos quais alcançaram pelo menos o certificado de ouro. Entre esses lançamentos estava seu álbum mais vendido, Breakfast in America, de 1979, que recebeu quatro discos de platina.
Hodgson deixou a banda em 1983, mas Davies continuou com o Supertramp, lançando mais dois álbuns nos anos 80 antes da separação do grupo em 1988. Ele reformou o Supertramp de 1996 a 2002 e novamente de 2010 a 2011, e tinha planos de se reunir novamente em 2015.
No entanto, antes que a banda pudesse embarcar na turnê planejada para 2015, Davies foi diagnosticado com mieloma múltiplo, e a turnê foi cancelada.
Via: Rockbizz
