O renomado guitarrista e produtor Rick Derringer faleceu na última segunda-feira, 26 de maio, aos 77 anos. A notícia foi confirmada por seu amigo próximo e cuidador, Tony Wilson, e pelo site TMZ.
Derringer estava na UTI do AdventHealth em Ormond Beach, Flórida, acompanhado por sua esposa, Jenda Derringer, e Wilson.
Segundo Jenda, Rick faleceu “pacificamente” após ser retirado do suporte vital. Ele havia passado por uma cirurgia de ponte de safena tripla há dois meses, mas estava se recuperando bem. Na noite de segunda, ele sofreu um choque enquanto se preparava para dormir e faleceu no hospital.
Músicos lamentam morte de Rick Derringer
A morte de Derringer gerou comoção no mundo do rock. Vinny Appice (Black Sabbath, Dio), que tocou na banda Derringer em 1976, lamentou a perda:
“Acordei com notícias tristes. Meu mentor e amigo Rick Derringer faleceu. Rick foi um grande guitarrista e ainda mais, um professor para mim… Gravei 3 álbuns com ele e fizemos muitas turnês… Nunca o esquecerei, ele era um compositor, guitarrista e amigo incrível”.
Dennis Dunaway, baixista original do Alice Cooper, também relembrou o músico:
“O primeiro show do Alice Cooper Group em Nova York foi com The McCoys… Rick nos mostrou a Times Square… Tocou a guitarra solo em “Under My Wheels”. Rick será lembrado por seu talento pioneiro e suas ótimas histórias.”
Rick Derringer ganhou fama aos 17 anos com The McCoys e o hit nº 1 “Hang On Sloopy” em 1965. Ele tocou com Johnny Winter e Edgar Winter, produzindo o álbum de platina They Only Come Out At Night (com os sucessos “Frankenstein” e “Free Ride”).
Formou a banda Derringer nos anos 70 e teve uma prolífica carreira solo e como colaborador, trabalhando com artistas como Alice Cooper, Steely Dan, Kiss, Cyndi Lauper e produzindo álbuns premiados de “Weird Al” Yankovic. Seu solo em “Rock and Roll, Hoochie Koo” é um marco do rock.
LEIA TAMBÉM: Mike Portnoy comenta demissões em massa de bateristas: “ninguém está a salvo”
Via: Wiki Metal