Menu

Robert Plant (Led Zeppelin) ressalta a influência de J.R.R. Tolkien em sua arte e vida

3 meses ago


As obras fantasiosas e criativas de J.R.R. Tolkien influenciaram inúmeros artistas de rock n’ roll e heavy metal. Os nomes que beberam nas fontes do poeta inglês são Led Zeppelin, Marillion, Uriah Heep, Blind Guardian e Black Sabbath e muitos outros.

No caso do Led Zeppelin, a influência de Tolkien partiu mais do vocalista Robert Plant do que de Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria) e John Paul Jones (baixo). Page, por exemplo, se ligava mais nas obras do ocultista Aleister Crowley.

Durante participação no programa The Late Show With Stephen Colbert, que foi ao ar ontem, dia 04 de novembro, Plant ressaltou o impacto do escritor e filósofo em seu trabalho e como isso se manifestou em suas letras.

“Tolkien definitivamente abriu as portas para toda aquela era sombria e sinuosa da história”, disse o rock star.

“Bem, naquela época, Tolkien já tinha tido seu momento de glória, eu acho. Acredito que os livros O Hobbit (1937) e O Senhor dos Anéis (1954) já tinham perdido um pouco da popularidade”, analisou.

“Mas as obras dele me tocaram porque os seus pontos de referência eram muito próximos de onde eu morava. Eram próximos de muitos dos lugares por onde meus pais, sem querer, costumavam me levar para ver a paisagem”, lembrou o artista.

Robert completou: “Você pode interpretar o que a paisagem lhe ofereceu desde os tempos antigos, antes das rodovias e de tudo isso. Acho que Tolkien captou isso perfeitamente, o que é tão notável. É incrível ter uma cultura e lendas de tão perto de onde eu moro”.

Sons do Led Zeppelin como Ramble On, Over the Hills and Far Away, Misty Mountain Hop e The Battle of Evermore têm ligação direta com as criações de Tolkien.



Via: RockBizz

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *